São Paulo, terça-feira, 1 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo líder da Criméia fala em separação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O nacionalista russo Iuri Mechkov foi eleito anteontem presidente da Criméia (Ucrânia), vencendo o segundo turno das eleições com 72,9% dos votos. O governo ucraniano disse que tentativas de separação podem impugnar o desmantelamento de seu arsenal nuclear.
"Este é um voto para restaurar vínculos quebrados (com a Rússia), mas não uma volta à antiga União Soviética", disse Mechkov. Durante a campanha, ele defendeu que a região voltasse a controle russo. Depois do primeiro turno, ele moderou o discurso e disse que pretende convocar um referendo para decidir o futuro status da Criméia. Cerca de 70% dos habitantes da península são russos étnicos.
O vice-ministro das Relações Exteriores ucraniano, Boris Tarasiuk, disse que qualquer tentativa de a Rússia tirar vantagem das "tendências separatistas" da Criméia impugnaria o tratado firmado para a desnuclearização da Ucrânia, assinado com Rússia e EUA no início do mês.

Texto Anterior: Jantar bate sexo para as britânicas
Próximo Texto: Clinton recebe Helmut Kohl
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.