São Paulo, terça-feira, 1 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton e Kohl fazem cúpula em restaurante

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O presidente dos EUA, Bill Clinton, e o chanceler (primeiro-ministro) da Alemanha, Helmut Kohl, se encontraram ontem em Washington em cenário pouco usual para reuniões de cúpula: um restaurante italiano. O Filomena, no bairro boêmio de Georgetown, foi fechado ao público para que os dois chefes de governo, famosos pelo gosto por comida, pudessem almoçar e conversar em paz.
Os dois trataram do futuro da ex-Iugoslávia. Clinton procura o apoio de Kohl para resistir às pressões da França, que deseja ação rápida e decisiva dos EUA para resolver o conflito. Em troca, o chanceler alemão quer obter de Clinton mais rapidez na ajuda dos EUA e das organizações econômicas multilaterais à Rússia.
Kohl, que vai enfrentar eleições gerais este ano, também tentou dar a seu encontro com Clinton um clima de intimidade pessoal, que auxilie sua campanha eleitoral. O presidente americano, que tem tido dificuldades em suas relações com os chefes de governo do Reino Unido e da França, quer fazer de Kohl seu principal aliado europeu.
Depois do almoço, Kohl foi ao hotel Marriott, onde os governadores dos Estados norte-americanos realizam sua reunião anual. Ele falou aos 50 governadores sobre o futuro da Otan e sobre as relações dos EUA com a Europa. Ressaltou a importância de os líderes americanos não se voltarem demais para seus problemas domésticos e esquecerem a política externa.
No domingo à noite, o chanceler entregou ao ex-presidente George Bush e ao ex-secretário de Estado James Baker a mais alta condecoração alemã, a Grande Cruz do Mérito, em reconhecimento aos esforços dos dois para a reunificação de seu país. A cerimônia foi na embaixada alemã. Kohl voltou ontem à Alemanha.

Texto Anterior: 3ª Guerra começa nos Bálcãs, diz Jirinovski
Próximo Texto: México prepara relatório sobre os direitos humanos em Chiapas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.