São Paulo, terça-feira, 1 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Controle da natalidade; Missão impossível; Carro brasileiro; Assistência social; Educação; Betinho; Os melhores

Controle da natalidade
"Eduardo Giannetti da Fonseca, Eva Blay e este missivista parecem ser os únicos brasileiros a defenderem publicamente o controle de natalidade, com a descriminalização do aborto, a distribuição a mancheias de preservativos e pílulas, além, evidentemente, de campanhas de conscientização das camadas mais miseráveis da população. Sugiro ainda, como já foi feito na Alemanha, a substituição do salário-família por vales de alimentação."
Celso Aimbiré dos Santos (Campinas, SP)

Missão impossível
"Resolver o problema habitacional brasileiro com o salário corrigido com índices bem inferiores aos adotados para os materiais de construção (notadamente o cimento) e com a margem de lucro das construtoras, eis uma tarefa impossível!"
William Maluf (Angra dos Reis, RJ)

Carro brasileiro
"Em 1987, despendi individualmente US$ 6.000, juntamente com cerca de 9.000 sonhadores, para adquirir ações da Gurgel Motores, que prometia, segundo seu criador, João Conrado do Amaral Gurgel, fabricar um carro inteiramente nacional, bom, econômico e barato. Sete anos e mais de US$ 50 milhões depois, a empresa está falida. Está certo, o risco faz parte do capitalismo. Mas onde está o sr. João Conrado do Amaral Gurgel para dar aos acionistas uma simples explicação sobre o insucesso do empreendimento (provavelmente incompetência)?"
Celso Fernando Zilio (São Paulo, SP)d

Assistência social
"Entidades de representantes das áreas de deficiência (Fenasp, APCB, Feneis, Spleb, FBEC, UBC, Sociedade Brasileira dos Ostomizados e Conselho Brasileiro para o Bem-Estar dos Cegos) vêm a público divulgar sua discordância com a forma de encaminhamento do processo de eleição dos membros representantes da sociedade no Conselho Nacional de Assistência Social. Sem respeitar prazos, estipulados pela lei, o processo foi conduzido de forma apressada, caracterizando assim 'a infrigência do princípio constitucional de publicidade' e, em consequência, desrespeitou o princípio de igualdade de condições'."
Lizair Guarino, presidente da Federação Nacional das Sociedades Pestalozzi (Rio de Janeiro, RJ)

Educação
"Permitam-me sugerir-lhes matérias na área de educação sobre: a) vicissitudes das escolas-padrão da rede pública estadual; b) regularização do artigo 116 da Constituição Estadual, que reza sobre a atualização de diferenças de vencimentos, recebidas com atraso, hoje elas são pagas sem nenhuma correção; c) distribuição de livros didáticos, pela FAE, em 94, não só para alunos de 1.ª à 4.ª série do 1.º grau, como também para os de 5.ª a 8.ª séries do 1.º grau."
Luiz Carlos Batista de Moura (Indaiatuba, SP)

Betinho
"Que me desculpe o Betinho, mas querem transformá-lo em um ícone de nossa incompetência terceiro-mundista. Seria preferível que ele se engajasse em outros movimentos de transformação da consciência nacional, como na revisão constitucional, pois somente com a mudança da mentalidade do povo é que acabaremos com nossa indústria da miséria."
Armando de Sant'Anna (São Paulo, SP)

Os melhores
"Fiquei surpreso e estarrecido com a seleção dos melhores jogadores divulgada em 23/01. Como é que o grande Garrincha, o 'demônio das Copas', está em sexto lugar? Pelo que me consta, Cruiff e Platini nunca ganharam uma Copa. E, convenhamos, entre Beckenbauer e Garrincha, como alguém vota no primeiro?"
Rubens Weller (Niterói, RJ)

Texto Anterior: Brasil viável; Exemplos; Jornalismo investigativo; Opção de classe; Cachoeira do Itaim; FGTS; Com que moral?; Petismo democrático;
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.