São Paulo, quarta-feira, 2 de fevereiro de 1994
Próximo Texto | Índice

Empresas tentam seduzir quem nunca usou micro

MARIA EDICY MOREIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os usuários domésticos se tornam a "menina dos olhos" da indústria de informática. O súbito interesse por esse mercado não é gratuito. Já foi declarado por três dos maiores fabricantes de micros –IBM, Apple e Compaq. A brasileira Itautec também investe nesse mercado e outras empresas vão seguir essa tendência.
Dados das empresas de pesquisa em informática Dataquest e IDC, dos EUA, indicam que até o ano 2000 o mercado de micros para uso pessoal vai superar as vendas para as empresas. Hoje, os equipamentos para uso doméstico representam 25% das vendas totais de micros.
Os analistas estimam ainda que, em dez anos, o percentual de lares norte-americanos equipados com micros passará dos atuais 35% para 75%. No Brasil não existem pesquisas confiáveis, mas estima-se que 35% dos atuais 1,5 milhão de micros instalados no país sejam de pessoas físicas.
A IBM vendeu no mundo em 1993 quase 1 milhão de micros PS/1, criado especialmente para uso doméstico. A máquina já vem com programas instalados. É só ligar na tomada.
Para atender a esse mercado, a IBM montou uma grande estrutura de venda e suporte –financiamentos, atendimento por telefone, treinamento gratuito– e continua aprimorando seus micros PS/1. Disponível em vários modelos 486, a máquina ganhou programas para facilitar seu uso. "Cerca de 90% das rotinas mais corriqueiras, como alterar hora, usar a agenda eletrônica e BBS, foram simplificadas, funcionam com ícones", afirma Saul Schwan, 29, gerente de produto PS/1, da IBM.
A multimídia –tecnologia que integra imagens estáticas e animadas, vídeo, texto e sons– deverá ser a grande responsável pela massificação da informática entre os usuários leigos. Os programas em CD-ROM têm instalação mais fácil e oferecem maravilhas, como a história dos dinossauros com sons e movimentos ou um passeio eletrônico por museus, além de jogos e os tradicionais aplicativos –processador de textos, planilha e banco de dados.
Apesar da sedução do "canto da sereia" da indústria de micros, a escolha da máquina certa exige cuidados para não acabar em frustração. Os supermercados de informática têm assitência técnica e serviços específicos para pessoas físicas.

LEIA MAIS
sobre a escolha do primeiro micro à pag. 6-3.

Próximo Texto: Impressora é indispensável
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.