São Paulo, quarta-feira, 2 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Editoras mostram as tendências para 1994

JUAN ESTEVES
REPÓRTER FOTOGRÁFICO

Alguns livros lançados no final do ano passado e neste início de 94 mostram o que os fotógrafos podem esperar para o restante do ano, segundo prometem as melhores editoras internacionais.
"Walker Evans, The Hungry Eye" é uma coletânea de um dos mais importantes fotógrafos norte-americanos deste século. Evans começou a fotografar em 1927 com uma pequena câmera de mão, tendo o escritor Flaubert como sua maior inspiração. O mais interessante no livro, no entanto, é sua última fase, quando utiliza filmes coloridos.
"An Auto-Biography –Richard Avedon" é um testamento desse norte-americano, que, com Irving Penn, foi a maior influência no mundo da moda nas últimas décadas. Com uma edição muito pessoal, Avedon mostra uma série de trabalhos, divididos em três partes: a ilusão do riso, em que o jovem Avedon descobre a fina linha entre a hilaridade e o pânico; a ilusão do poder; e a perda das ilusões. A edição, como em seus livros anteriores, é um primor gráfico e vale quanto pesa.
A editora espanhola Lugnwerg tem "Espanha Oculta", em que Cristina García Rodero revela as festas populares de pequenas cidades espanholas. Traz também "Humberto Rivas", que mostra a trajetória desse fotógrafo argentino desde os anos 50.
"Cindy Sherman, 1975-1933" é uma antologia significativa dessa surpreendente fotógrafa norte-americana, que transformou o auto-retrato numa das mais criativas formas de expressão. O texto, excelente, é de Rosalind Krauss, professora de história da arte da Columbia University. Os preços variam de US$ 20 a US$ 100.

ONDE ENCONTRAR
LETRAVIVA: tel. (011) 883-3279; FREEBOOK: tel. (011) 256-0577

Texto Anterior: Speed Racer vive desafio no micro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.