São Paulo, quarta-feira, 2 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apple demonstra os recursos do PowerPC

ANA LUIZA NASCIMENTO
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE NOVA YORK

A Apple está comemorando o décimo aniversário dos computadorse Macintosh com uma nova linha chamada PowerPC. Na MacWorld Expo, realizada no mês passado em São Francisco (EUA), a empresa apresentou o seu primeiro produto: a placa do PowerPC 601.
Com esse lançamento, a Apple está tentando mostrar aos seus consumidores que os antigos modelos Macintosh não vão ficar obsoletos por causa da nova tecnologia. Essa placa usa o microprocessador PowerPC 601 e pode ser instalada em vários dos atuais computadores Macintosh que usam o processador Motorola 68.040 com o "System 7".
Os modelos que forem atualizados com a placa do PowerPC vão necessitar de programas especiais para usar programas em DOS.
A companhia também quer convencer os fabricantes de software a desenvolver novos programas e adaptar os já existentes para o PowerPC. A possibilidade de atualização dos computadores que já estão no mercado dá mais segurança aos fabricantes para investir na nova linha.
Os primeiros computadores PowerPC devem chegar às lojas até julho deste ano. Só então as placas serão vendidas separadamente para que sejam instaladas nos Quadra 800 e nos Centris 610 e 650. Por enquanto, somente esses modelos foram confirmados oficialmente pela Apple. Os PowerBook poderão usar esse upgrade até o final do ano. A placa deve custar cerca de US$ 700.
Esses computadores serão de duas a quatro vezes mais rápidos que os atuais quando começarem a usar programas feitos especialmente para essa linha. Terão também uma capacidade maior para acomodar programas que exigem muita memória, como o "Adobe Photoshop".
Aliás, todos os projetos que dependem do uso de imagens, tanto gráficas como de vídeo, e de grande volume de informação computadorizada, vão ter novas opções com os PowerPC.

Texto Anterior: Compton's e IBM fazem acordo
Próximo Texto: URSO VIRA PROFESSOR DE CRIANÇAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.