São Paulo, quinta-feira, 3 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nuvens negras da manhã são causadas por inversão térmica

DA REDAÇÃO

As nuvens negras que estavam sobre a cidade hoje pela manhã são resultado da inversão térmica que ocorreu durante a noite. Segundo a meteorologista Neide de Oliveira, 36, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o fenômeno é a liberação rápida de energia pela Terra durante a noite, esfriando a superfície e deixando o ar quente e úmido. A inversão é frequente durante todo o ano.
Quando a névoa úmida fica rente à superfície, acontece o que chamamos de neblina. Segundo Neide, ontem, a névoa se formou a cerca de 30 metros do solo. Quando o sol nasce, os raios batem nas gotículas de água da névoa provocando um efeito alaranjado.
A predominância da massa de ar quente explica o que vem ocorrendo na semana. A Terra fica aquecida durante o dia, há evaporação, formação de nuves de chuva e pancadas à tarde. À noite, o céu fica claro e a energia da Terra é liberada mais rapidamente, diz Neide.
A diferença da névoa da manhã e da chuva à tarde é exatamente a formação de cada uma. Segundo Neide, a névoa é uma nuvem menos espessa, insuficiente para provocar chuva. Ela é dissipada pelo vento e evaporação.

Texto Anterior: Empresa diz que sofre 'retaliação'
Próximo Texto: Timbalada abre 'Carnaval da Copa'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.