São Paulo, quinta-feira, 3 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vencimento do imposto começa amanhã

ALEXANDRE SECCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Começa amanhã o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 94 para contribuintes de 14 bairros paulistanos (veja relação abaixo). Quem não foi beneficiado pela isenção vai recolher o imposto pela mesma alíquota de 93: única de 0,6% sobre o VVI (Valor Venal do Imóvel).
Para saber se você tem que pagar o imposto amanhã, consulte as datas na cartela que recebeu pelo correio, ou no quadro abaixo.
Ficaram isentos tanto das taxas quanto do IPTU 1 milhão de contribuintes, cerca de 250 mil a mais do que no ano passado (a cidade tem ao todo 2,3 milhões de contribuintes).
O benefício da isenção atingiu este ano os donos de imóveis com valor de mercado inferior a US$ 35 mil em média. Desde que não tenha feito mudanças no imóvel, quem estava isento em 93 continua sem pagar este ano.
A cobrança do IPTU 94 tem quatro novidades: aumento real médio de 60%, correção diária, disque-IPTU e caixas eletrônicos para pagamento automático.
O aumento real de 60% em média se deve a um reajuste na Planta Genérica de Valores, uma tabela que fixa o valor de cada imóvel da cidade, de acordo com suas características e localização.
Com a correção diária, diminuiu a vantagem, como havia em 93, de antecipar o pagamento do imposto. No ano passado, como a correção era mensal, valia a pena pagar no final do mês anterior ao do vencimento da parcela. Veja na página seguinte como saber quando é vamtajoso pagar o IPTU antecipadamente.
A multa para pagamento em atraso diminuiu. Este ano é de 20% (contra 30% em 93), além de 1% de juro de mora ao mês.

Texto Anterior: Viareggio critica fatos atuais à beira do mar
Próximo Texto: Procure sua cartela na prefeitura ou nos Correios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.