São Paulo, quinta-feira, 3 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DJ inglês traz a música 'ambient' ao país

NIKI NIXON
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Dj inglês traz a música 'ambient' ao país
Uma excelente opção para "esfriar" as escaldantes noites do verão tropical será o lançamento e promoção da música "ambient" (veja texto abaixo) no Brasil pelo DJ inglês Mark Tabberner, 23, que chegou semana passada ao país como representante do clube Hacienda, o primeiro a promover noites dedicadas ao "chill out" (esfrie, acalme-se).
Entre festas com data e local a confirmar, o DJ já programou o lançamento do estilo no Brasil para o Columbia de Maresias. Ele veio ao Brasil através do agente de DJs brasileiro Rubens Peterlongo, 25, responsável pela vinda de DJ's/ produtores do calibre de Paul Daley e Sasha em 93.
Mark já se encarregou das pick ups do Café del Mar em Ibiza e Rubens acredita que pode resgatar o espírito dessas noites no litoral paulista. No seu trabalho como DJ residente do Hacienda em Manchester - que já conta com dois andares, um deles dedicado ao "ambient" - e no Renaissance de Mansfield (ambos na Inglaterra), Mark utiliza música melódica muitas vezes de orientação oriental, associada a batidas lentas ou até ausentes. Como Hacienda foi o primeiro clube a dedicar noites à "mellow music" (termo equivalente a "ambient"), ele acredita que a "ambient", na sua versão atual, tenha se originado em Manchester.
Concentrado em suas atividades como DJ, Mark não se envolveu em nenhum projeto como produtor ou músico. "Cheguei a tentar os bongôs, mas desisti", disse.
Entre outros discos, ele trouxe coletâneas lançadas por selos dos próprios clubes, como "Feed Your Head" e "Ambient Dubs" - já no volume três pelo Drum -, além das lançadas pelo selo Planet Dog, exclusivo do clube Mega Dog. Destacou também uma coletânea de título radical "Chill Out or Die", EP's do Irresistible Force, tipicamente "ambient" e a coletânea "Sabressonic", do selo Sabres of Paradise, que recebeu pouco antes de embarcar para o Brasil. Mark garante que não vai ficar restrito à "mellow music", já que também trouxe lançamentos techno e dub house.

Texto Anterior: O QUE ESTÁ CONFIRMADO PARA O FESTIVAL
Próximo Texto: Brian Eno influencia o 'movimento'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.