São Paulo, sexta-feira, 4 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Discovery sobe ao espaço com russo

Vôo inaugura programa conjunto

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ônibus espacial Discovery levantou vôo ontem às 10h10 (hora de Brasília) de Cabo Canaveral, na Flórida, com cinco astronautas norte-americanos e, pela primeira vez, um cosmonauta russo –Sergei Krikalev. É a primeira missão conjunta entre EUA e Rússia desde o acoplamento das cápsulas Apollo e Soyuz em 1975.
O lançamento dá início a um programa de cooperação espacial entre os dois países, tendo como objetivo a construção da estação orbital Alpha, com o Japão e países da Europa (veja quadro abaixo). Por um acordo assinado em dezembro, cinco norte-americanos devem passar temporadas na estação russa Mir, dez ônibus espaciais devem se acoplar a ela, e a Rússia deve destinar US$ 400 milhões ao projeto da estação orbital.
Daniel Goldin, chefe da Nasa, disse depois do lançamento que "quando as economias dos EUA e da Rússia estiverem em ordem, será a vez de Marte".

Texto Anterior: Arqueólogos acham artefatos no Alasca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.