São Paulo, sexta-feira, 4 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Receita devolverá IPMF a quem pedir

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O secretário da Receita Federal, Osiris Lopes Filho, disse ontem que vai devolver o IPMF (Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira) cobrado em 1993 para todos os contribuintes que mandarem cartas ao fisco autorizando a quebra do sigilo bancário.
Osiris Lopes Filho quer começar a devolver os US$ 270 milhões do IPMF cobrados indevidamente em 1993 dos contribuintes a partir de 8 de março próximo. Mas argumenta que, para isso, necessita das listas de todos os nomes de clientes que tiveram desconto do IPMF no ano passado. Boa parte dos bancos não entregou a relação pedida pela Receita Federal com base em medida judicial.
Osiris disse que vai aguardar a decisão final da Justiça sobre o mérito do mandado de segurança impetrado pela Febraban (Federacão Brasileira das Associações de Bancos) contra o fornecimento da relação de nomes de pessoas, número de CPF e valor pago de IPMF. A liminar obtida pela Febraban foi concedida por um ministro do Superior Tribunal de Justiça. Ainda não foi julgado o mérito da questão.
"Os bancos não têm sido instituições idôneas para administrar tributos. Os bancos abriram contas-fantasmas e chegaram abrir a famosa conta SQS 100", disse Osiris Lopes Filho. A conta SQS 100 foi criada para movimentar recursos de PC Farias e Cláudio Vieira.O coordenador-adjunto de Fiscalização da Receita Federal, Ricardo Pinheiro, disse que a partir da próxima semana serão intimadas todas as instituições financeiras não protegidas pela liminar da Febraban de fornecer a relacão de correntistas. As instituições que não atenderem o apelo da Receita serão multadas e poderão ser fiscalizadas.
A Receita Federal constatou também que muitas relações de contas correntes de contribuintes enviadas por uma parte dos bancos estavam incompletas.
"Há listas com nome de pessoas e do lado aparece CPF com número zero", disse Osiris.

Texto Anterior: Dólar no paralelo sobe e Bolsas caem
Próximo Texto: Advogado sugere ação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.