São Paulo, sexta-feira, 4 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Paradoxo do transplante; Drogas e perseguição

Paradoxo do transplante
"São José do Rio Preto foi, depois de Porto Alegre e São Paulo, a terceira cidade do Brasil a realizar o transplante de pulmão. Implantei esse protocolo juntamente com o dr. Oriane Lima (RJ). Uma portaria equivocada, no entanto, do Ministério da Saúde (n.º 96/92) impossibilita-me de seguir adiante este protocolo multidisciplinar, conquistado com muito esforço, dedicação e estudo. A portaria n.º 96/92 diz que 'o hospital para ser credenciado, deverá ter executado três transplantes nos últimos 12 meses'. Eu não os fiz porque o Hospital Beneficiência Portuguesa, onde trabalho, não está credenciado e não poderá sê-lo, porque não os fiz. Sr. ministro da Saúde, dr. Henrique Santillo, reconsidere essa portaria e corrija este erro."
Aldemir Bilaqui, cirurgião torácico (São José do Rio Preto, SP)

Drogas e perseguição
"Com relação à notícia publicada nos jornais Folha, à pág. 1-8, sob o título 'PSB contrata defesa para militantes presos', e 'Folha da Tarde', à pág. A-4, sob o título '9 membros do PSB estão presos acusados de tráfico de drogas', nas edições de 1/02, tenho a esclarecer: a prisão dos nove dirigentes e militantes do PSB e do Movimento dos Sem-Terra da Região Leste da Grande São Paulo, em Itaquaquecetuba, é fruto de odiosa perseguição e vingança de policiais e políticos daquela região. O que a polícia chama de 'formação de quadrilha' é a ação mediadora do Movimento dos Sem-Terra, entidade organizada e legalizada desde 1985 em assentamentos urbanos, resolvendo o conflito entre famílias de baixa renda e proprietários de terras, regularizando a situação de centenas de famílias. O que a polícia chama de 'tráfico de entorpecentes' é o fato dela dizer ter encontrado duas caixas de Diazepam, contendo 20 comprimidos de 10 mg cada, e 22 caixas de Psicosedin injetável de 100 mg. cada, entre milhares de medicamentos, depois de ter arrombado ilegalmente um posto de atendimento médico da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Vila dos Italianos, em Itaquaquecetuba."
Luiz Paulo Costa, presidente da Comissão Executiva Regional do PSB (São José dos Campos, SP)

Texto Anterior: PTerodáctilos; Guerra sem fim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.