São Paulo, sábado, 5 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja a madeira virar papel

DA REDAÇÃO

O papel sempre serviu para guardar e transmitir informações. O jornal, por exemplo, foi escrito a mão do século 15 ao 18. O jornal impresso apareceu no séc. 17. A produção de papel hoje é parecida com a técnica que os chineses inventaram. Os ingredientes ainda são a madeira (celulose) e a água. As fábricas derrubam milhões de árvores para produzir toneladas de papel.
As fábricas também usam papel velho para fazer papel novo (reciclado). Reciclar uma tonelada de papel significa não derrubar oito árvores. A Folhinha visitou a Melhoramentos, em Caieiras (35 quilômetros de São Paulo), e acompanhou a produção de papel.
1. Começa com a árvore
A Melhoramentos usa o eucalipto e o Pinus pátula para a produção de papel. As árvores derrubadas têm entre 6 e 13 anos. Os funcionários usam equipamentos de proteção (luvas, óculos e protetor de ouvidos) e derrubam as árvores com a moto-serra.
2. Arvore vira cavaco
Uma máquina tira a casca dos troncos de árvore cortados. Outra máquina pica os troncos em pedaços pequenos, chamados de cavacos.
3. A madeira vira pasta
Os cavacos vão para a CTMP (Indústria de Pasta Termoquimomecânica), que é uma parte da fábrica onde os pedaços de árvore são lavados, escolhidos e misturados com água. A mistura vira uma pasta com cor de madeira que, depois de cozida, vira papel.
4. A pasta fica branca
A pasta de papel passa por vários filtros e lavagens na CTMP antes de virar papel. Uma das máquinas por onde a pasta passa é a Hidrapulper, um tipo de liquidificador gigante que mistura a pasta a um produto químico que serve para deixar a pasta branquinha.
5. Papel sai enrolado
A pasta ainda passa por outros filtros e anda por uma grande esteira, onde vai ser secada e enviada para uma máquina rotativa. Dela, já sai o papel, em forma de folha, enrolado em bobinas (tubos). Da rotativa, as bobinas de papel saem prontas para serem cortadas nos tamanhos em que vão ser embaladas.
6. Reflorestamento
A Melhoramentos tem uma espécie de "berçário" para árvores. Lá, os funcionários plantam as sementes em sementeiras (tipo de vaso) e cuidam delas até que virem mudas e possam ser plantadas na terra.

Texto Anterior: COMO ERA ANTES DO PAPEL
Próximo Texto: O RESGATE DO PLANETA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.