São Paulo, sábado, 5 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Experimentação da 'new music' ganha programa na Brasil 2.000

CARLOS CALADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os ouvintes de rádio em São Paulo ganham uma opção inédita no "dial". O programa "Recommended Music" estréia amanhã, às 21h, na Brasil 2.000 FM (107,3 MHz), prometendo duas horas mensais dedicadas a várias correntes da chamada "new music" –seja ela mais próxima da música progressiva, do "free jazz" ou da vanguarda erudita.
A produção e seleção musical do programa são assinadas por Marcos Antonio P. Santos, 41, diretor do selo ReR Brasil, especializado em "new music". "Queremos mostrar ao público de São Paulo o que acontece atualmente na música de vanguarda produzida na Europa e nos EUA", promete o produtor.
O programa de estréia destaca trabalhos de dois dos grupos mais originais do selo. O alemão Cassiber (esteve no Brasil em 1984) mistura ruídos, efeitos eletrônicos, punk rock, free jazz e referências literárias, em faixas extraídas de seus álbuns "Man or Monkey", "Perfect World" e "A Face We All Know".
Já o grupo inglês Art Bears, continuador da banda "cult" Henry Cow, reúne astros da vanguarda, como o guitarrista Fred Frith e a cantora Dagmar Krause, em faixas dos discos "Hopes and Fears", "Winter Songs" e "World As It Is Today".
A seleção musical termina com uma prévia de atrações dos próximos meses. Além do som progressivo da banda alemã Faust (no CD "71 Minutes"), aparece o poeta negro Lesego Rampolokeng e a banda Kalahari Surfers, da Africa do Sul, fundindo rap, reggae, funk e pop experimental no CD "End Begginings", que acaba de ser lançado no Brasil. Entra ainda o som vanguardista da banda russa ZGA e o duo do baterista inglês Chris Cutler com o tecladista alemão Lutz Glandien.
Para o produtor de "Recommended Music", o que diferencia o repertório de seu programa –e também o catálogo de seu selo– é a quebra das convenções musicais. "O som que nos interessa deve ir além dos padrões. Tem que ser imprevisível e acrescentar algo novo, até mesmo quando se enquadra dentro de estilos definidos", diz Santos.
Sediado no Rio e em atividade há quatro anos, o selo ReR Brasil (tel. 021/712-3714) é associado à gravadora inglesa Recommended Records, fundada pelos músicos Chris Cutler (do Cassiber e do Art Bears) e Nick Hobs, em 1978. A gravadora nasceu para editar trabalhos que se opunham ao pop comercial, na esteira do movimento alternativo Rock in Opposition.
Na pauta dos próximos programas estão bandas inéditas no país, como a japonesa After Dinner, a americana Biota e os italianos Musci e Venosta.

Programa: Recommended Music
Quando: amanhã, das 21h às 23h
Onde: Brasil 2.000 FM (107,3 MHz)

Texto Anterior: 'Ajuste' expõe crise de gênero
Próximo Texto: "Brazil" é samba do americano doido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.