São Paulo, domingo, 6 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procon alerta para riscos

Procon alerta para riscos
O Procon-SP lançou na última semana um alerta para os riscos que os consumidores correm na aquisição de bens através de um sistema chamado de "compra programada". Muitas empresas que operam este sistema não tem autorização do governo.
A "compra programada" combina características de consórcio de financiamento. São cobradas taxas de adesão (de 1% a 3% do valor do bem) e operacional (geralmente de 20%) para a compra de eletrodomésticos e até veículos. O consumidor recebe a promessa de, após pagar de 40% a 60% do valor do bem, receber a mercadoria, sem a necessidade de lances ou sorteios. As prestações seguem o preço.
O grande chamariz, segundo o Procon, é a promessa da entrega rápida do bem. Mas esta é justamente a maior causa das reclamações. O órgão constatou que os consumidores não lêem o contrato e muitos até assinam documentos em branco.
Para o advogado Délio Malheiros, de Belo Horizonte, financiamento que não entrega o bem na hora da compra é ilegal.

Texto Anterior: Quando autônomo pode sacar
Próximo Texto: Enxugando gelo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.