São Paulo, domingo, 6 de fevereiro de 1994
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Reciclagem profissional exige planejamento

ADRIANA SALLES GOMES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os cursos e seminários sobre administração de empresas vêm se sofisticando ano a ano. A necessidade de atualização dos executivos e de internacionalização do país têm levado instituições brasileiras a promover intercâmbios com entidades estrangeiras e a convidar grandes especialistas para "cursos rápidos" –de um dia a algumas semanas.
Alguns dos principais organizadores desses eventos em São Paulo –institutos, consultorias, universidades– divulgaram sua programação para este ano. O ideal –depois de definir tempo e dinheiro a ser investidos– é selecionar programas que sejam complementares entre si e que tenham relação com os objetivos a curto e médio prazos do profissional.
Este ano, a maior novidade entre os cursos é o "STC Executivo" da Fundação Dom Cabral (FDC) de Belo Horizonte, que promoverá uma vivência da administração internacional. O expositor mais famoso é o "guru" da administração Peter Drucker, que virá a convite da HSM em junho. O dia ainda não está definido.
Os temas que devem dominar os auditórios são a reengenharia das empresas e o "empowerment" (o processo de dar poder e autonomia aos funcionários).
Os preços dos seminários de um dia ficam entre US$ 200 e US$ 500. Os cursos de maior duração são mais caros, mas geralmente podem ser pagos em várias parcelas. (ASG)

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