São Paulo, segunda-feira, 7 de fevereiro de 1994
Próximo Texto | Índice

Devagar com o andor; Exercendo autoridade; Nas asas da FAB; Mercado persa; Carro à frente dos bois; Fogueira das vaidades; Trajetória gravada; Candidato escolhido; Melhor prevenir; Horizonte elástico

Devagar com o andor
Até entre tucanos, a expectativa sobre o discurso de FHC hoje à noite é que ele recue nos ataques ao Congresso. Assim, não terá maiores problemas para aprovar o Fundo Social amanhã. Mas se insistir nas críticas, pode complicar.
Exercendo autoridade
Aprovado o Fundo Social amanhã, mesmo os maiores oposicionistas do ministro no Congresso prevêem que ele tirará proveito político da vitória. Passará a imagem de que seu puxão de orelhas intimidou os congressistas.
Nas asas da FAB
A liderança do governo está pesando em requisitar até aviões da FAB para garantir a presença de parlamentares em Brasília amanhã, na votação do Fundo Social. Vai ser o dia do vale tudo.
Mercado persa
Paulino Cícero (PSDB) acha que o erro do governo foi querer negociar várias coisas com o Congresso ao mesmo tempo. Ao desvincular a verba da educação no Fundo Social, por exemplo, ganhou a oposição de uma bancada multipartidária de 25 professores.
Carro à frente dos bois
Um poderoso cacique que incentiva a candidatura de Ciro Gomes (PSDB-CE) lhe disse para moderar as críticas ao Congresso: "Você falou como quem já é candidato. Deve usar uma linguagem para ser escolhido candidato."
Fogueira das vaidades
A conversa de FHC com Simonsen provocou ciúmes dentro da equipe econômica. Por trás de um comportamento respeitoso, há antigas divergências entre o ex-ministro e Bacha desde os tempos da Fundação Getúlio Vargas.
Trajetória gravada
O telefone do escritório de Alberto Goldman (PMDB–SP) embala os interlocutores que o aguardam com a Internacional Comunista. Há seis anos, ele trocou o PCB por Quércia, mas não tirou o hino da memória –do telefone.Candidato escolhido
O governador Hélio Garcia diz que o candidato a presidente do seu coração é FHC. Mas se a candidatura não emplacar, anuncia: "Pretendo ir de Lula. Dependendo do programa de governo, posso apoiá-lo no primeiro turno."
Melhor prevenir
O temor do fim das pensões especiais na revisão constitucional fez com que 20 juízes do Paraná antecipassem seus pedidos de aposentadoria. Turma precavida.
Horizonte elástico
Membros da Comissão de Orçamento trabalham com duas datas para a aprovação do Orçamento de 94: final de março, se vingar o apelo de FHC para que não sejam apresentadas emendas; final de abril, se FHC for vencido.

Próximo Texto: Sinuca de bico; As conversas continuam; Precaução e água benta; Na ponta do lápis; Divisão petista; No frigir dos ovos; Condição; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.