São Paulo, segunda-feira, 7 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

TCU exige prestação de contas em 15 dias

SUSI AISSA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Telebrás tem prazo de 15 dias, a contar desta terça-feira, para prestar informações ao TCU (Tribunal de Contas da União) sobre suas operações de lançamento de ações no exterior e sobre os contratos firmados com quatro empresas (Elebra, PHT Sistemas, STC Telecomunicações e Standard) para a compra de centrais telefônicas. As informações foram solicitadas pelo ministro Paulo Afonso Martins, relator do processo que investiga irregularidades na Telebrás.
Hoje, a empresa deverá ser notificada da solicitação do TCU. Entre outras coisas, o Tribunal de Contas da União quer saber se a Telebrás promoveu licitação para a contratação da corretora norte-americana Merrill Lynch, que detém a exclusividade do lançamento de títulos da empresas no exterior até agosto próximo.
Há suspeitas de irregularidades numa das operações coordenadas pela Merrill Lynch para a Telebrás, de emissão de US$ 150 milhões em ADR (American Depositary Receipts) no mercado norte-americano. "Queremos saber qual foi o critério utilizado pela Telebrás para contratar essa empresa e se essa contratação trouxe ônus para a estatal", afirmou o ministro do TCU. Ele solicitou também à Telebrás detalhes sobre as emissões de ações no exterior. (Susi Aissa)

Texto Anterior: Ex-ministro russo teme convulsão social
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.