São Paulo, segunda-feira, 7 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartel de Letícia foi denunciado no ano passado

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O cartel de drogas de Letícia (Colômbia) foi denunciado por políticos de Tabatinga (AM) –cidade que faz fronteira com o município colombiano– em outubro do ano passado. A partir de então, a Polícia Federal aumentou a fiscalização na região através da Delegacia Flutuante.
A cidade de Tabatinga é separada de Letícia apenas por uma avenida, de nome Amizade. A polícia local afirma que a facilidade de contato entre colombianos e brasileiros no local favorece o tráfico. Letícia, considerada a capital da Amazônia colombiana, não possui empresas ou indústrias. Exibe, no entanto, em suas ruas dezenas de casas de câmbio e um sofisticado comércio de produtos eletrônicos e bebidas importadas. No final do ano passado, a Polícia Federal prendeu em flagrante em Tefé (a 400 km da fronteira com a Colômbia) 12 traficantes que faziam a rota Tabatinga-Manaus.
A principal rota do narcotráfico na região é o rio Solimões. Os carregamentos de cocaína chegam a Manaus em barcos clandestinos e de lá são remetidos para a Europa. No início, foi usada uma rota alternativa, via Suriname.
O superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Mauro Spósito, afirma que já está em fase de construção a segunda Delegacia Flutuante que percorrerá o rio Amazonas, no trecho do Pará. "Teremos assim dois obstáculos aos traficantes e criminosos", diz Spósito.
A intensificação da repressão ao narcotráfico no rio Solimões, segundo Spósito, está obrigando os traficantes estrangeiros a se arriscarem na Amazônia porque grande parte da droga encomendada por eles tem ficado sem garantia de entrega. (André Lozano)

Texto Anterior: PF apreendeu 800 kg em 93
Próximo Texto: Chuva mata cinco pessoas e deixa 200 desabrigados na zona leste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.