São Paulo, segunda-feira, 7 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guitarra revela Mark Whitfield

CARLOS CALADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os fãs da guitarra jazzística foram contemplados com quatro títulos no pacote Warner. Além dos novos CDs de Mike Stern, Earl Klugh e Mark Whitfield, o álbum de estréia do quarteto Fourplay destaca as cordas de Lee Ritenour.
Curiosamente, o mais jovem desses quatro guitarristas é também o mais apegado à tradição. Festejado como uma promissora revelação no instrumento, Whitfield, 27, combina o jazz "mainstream" do mestre Wes Montgomery (em clássicos como "What's New"), com pinceladas "fusion" à George Benson ("That Girl"), outro de seus principais mentores. O garoto promete.
Standards como "Straight no Chaser" (de Monk) também predominam no repertório do CD de Stern, mas o ex-parceiro de Miles Davis prefere interpretá-los em andamentos frenéticos e solos delirantes –sua marca registrada.
O efeito é quase o oposto do que se ouve no CD do Fourplay, que reúne medalhões da "fusion": Ritenour, Bob James, Nathan East e Harvey Mason. Interpretando temas próprios, podem surpreender os velhos fãs, soando bem mais contidos do que seu normal.
Quem também caiu no "crossover" erudito é Earl Klugh. Vestido à caráter, na companhia de uma grandiloquente orquestra, seu trio revisita temas de filmes, como "Goldfinger" e "Descalços no Parque". Pelo jeito, a "fusion" eletrificada já não rende tanto dinheiro. (CC)

Texto Anterior: Pianistas vão de 'standards'
Próximo Texto: Top Tape volta com samba, jazz e funk
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.