São Paulo, segunda-feira, 7 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maurício resgata raridades dos anos 50 e 60

PAULO CAVALCANTI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O mercado de "oldies" (gravações dos anos 5O e 6O) praticamente não existe no Brasil. Só que agora, além, da Movieplay, existe mais uma gravadora que vai interessar ao fãs e colecionadores nostálgicos. É a Maurício Produções, que está colocando no mercado CDs com raridades dos Bee Gees, Elvis Presley, Eric Clapton, Rod Stewart e outros.
O empresário Maurício Souza Santos, presidente da Maurício Produções, licenciou estas gravações com o Merlin Group, etiqueta inglesa que trabalha com raridades, como shows ao vivo e registros que astros fizeram antes de se tornarem famosos.
Em seu primeiro pacote (leia a lista dos primeiros lançamentos em quadro ao lado), alguns CDs realmente valem a pena, como "The Hayride Shows", de Elvis Presley. O Lousiana Hayride era um programa de rádio que apresentava grandes nomes da música country e do rockabilly. Elvis ganhou projeção nacional fazendo parte do cast do Hayride, nos anos de 55 e 56. Ouça Elvis no auge, eletrizando a molecada com a pauleira ao vivo de "That's all Right", "Blue Suede Shoes" e outros clássicos.
Outro CD interessante é o que traz gravações com os roqueiros Little Richard e com Rod Stewart. As faixas com Richard são apenas razoáveis e foram feitas no começo dos anos 6O. Já os colecionadores de Rod Stewart vão gostar de ouvir o seu ídolo ainda no começo de carreira, antes de estourar no Jeff Beck Group. Nestas gravaçaões da metade dos anos 6O, Rod Stewart canta músicas como "Brigh Light Big City" de uma forma relaxada, sem forçar a barra para parecer negro.
E como parece que os Bee Gees voltaram a estar na moda, tem mais um lançamento para os fãs dos irmãos Gibb: é "You Wouldn't Know". Este CD complementa o que a Movieplay acabou de lançar, com as primeiras músicas que eles gravaram, na Austrália, entre 1963 e 1966.
Eric Clapton aparece também com o seu primeiro grupo, os Yardbirds, muitos anos-luz antes de virar o rei da baba brega das FMs americanas. Com os Yardbirds, Clapton era um dos melhores guitarristas do mundo. Depois, que saiu do grupo, virou um chato.
Estes primeiros CDs poderiam estar mais caprichados em relação à parte gráfica e às informações sobre os artistas e as gravações, aqui praticamente inexistentes. Isso faz falta, principalmente para os amantes de "oldies", que sempre estão interessados na história de seus ídolos. E para eles, a Maurício promete, no segundo pacote, gravações de Carl Perkins, Rick Nelson, Brenda Lee e outros.

MAURÍCIO PRODUÇÕES: r. Santa Eulália, 127, tel. 011-9592821, Santana, zona Norte, São Paulo.

Texto Anterior: Top Tape volta com samba, jazz e funk
Próximo Texto: 'Stone Free' prova que Hendrix é inigualável
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.