São Paulo, terça-feira, 8 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hargreaves volta hoje à Casa Civil

E assume em momento de desarticulação

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Itamar Franco dá hoje novamente posse a Henrique Hargreaves, 58, como ministro-chefe da Casa Civil, no momento em que o governo está sem articulação política no Congresso para garantir a aprovação do Fundo Social de Emergência (FSE).
Há 101 dias, Hargreaves foi afastado do cargo devido a denúncias de envolvimento no esquema de corrupção do Orçamento. O relatório final da CPI do Orçamento considerou-as improcedentes e apenas recomendou o envio de sua documentação patrimonial e fiscal à Receita Federal.
Antes de ser afastado, em 29 de outubro, havia perdido grande parte de seu poder de articulador, porque se desentendeu com ministros e lideranças políticas. Logo nos primeiros meses do governo Itamar, já estava desgastado com as nomeações de políticos para cargos do segundo e terceiro escalões, acusado de beneficiar o PFL, do qual foi assessor na Câmara.
Hargreaves foi responsabilizado por importantes derrotas do governo no Congresso, como a votação, em junho, da política salarial que previa reajustes mensais pela inflação integral. Também não ajudou na aprovação pelo Senado do nome de José Aparecido de Oliveira para embaixador do Brasil em Portugal.

Texto Anterior: Governo lamenta falta de Genebaldo
Próximo Texto: Pérolas do vazio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.