São Paulo, terça-feira, 8 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção russa desfalcada faz dois jogos caça-níqueis no sul do país

MARCELO DAMATO
ENVIADO ESPECIAL A PELOTAS

A seleção da Rússia inicia amanhã uma série de dois amistosos caça-níqueis pelo Rio Grande do Sul. Depois de golear a seleção do México por 4 a 1, quarta-feira à noite em Oakland, na Califórnia, os russos vão enfrentar o Pelotas amanhã e o Guarani de Bagé na sexta-feira.
O termo caça-níqueis se aplica exatamente aos dois jogos. Segundo o presidente do Pelotas, Álvaro Azocar, os jogadores russos comandados pelo técnico Pavel Sadyrin vão jogar pela quantia de US$ 45 mil, livres de despesas. O clube bicampeão mundial, o São Paulo, cobra entre três e quatro vezes mais por cada amistoso no exterior.
Azocar disse que a partida com a Rússia foi acertada quase por acaso. Um conselheiro do clube visitava a filha no Rio de janeiro quando soube por um jornalista que a seleção da Rússia procurava amistosos no Brasil. Segundo Azocar, o empresário argentino que agenciou os jogos lhe informou que os russos procuravam adversários "que não fossem muito fortes".
A expressão de Azocar é um eufemismo. O Pelotas, o mais forte adversário dos russos no Brasil, foi o quarto colocado no Campeonato Gaúcho de 93 e terceiro no campeonato de 92. O clube praticamete não tem projeção nacional –ao contrário do Brasil, da mesma cidade, que foi terceiro colocado no Brasileiro de 85.
O Guarani de Bagé, cidade de 180 mil habitantes perto da fronteira com a Argentina, não está nem sequer na primeira divisão do Campeonato Gaúcho. Chegar ao ascenso é, aliás, sua meta neste ano.
Os amistosos vão custar cerca de US$ 80 mil a cada um dos times gaúchos, entre cota para os russos e demais despesas.
Os russos vêm a Pelotas e Bagé com a mesma equipe que empatou com os Estados Unidos (1 a 1) e goleou o México em partidas realizadas nos EUA. Estão fora da equipe 22 jogadores selecionáveis que rejeitaram a convocação. Quatroze deles, incluindo Igor Shalimov, da Inter de Milão, já disseram que só voltam se o técnico Sadyrin for afastasdo. A Federação Russa só deve resolver a questão definitivamente em maio.
Mesmo com tantos desfalques, os russos serão vistos em Pelotas pelo técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, e pelo seu coordenador técnico, Zagalo. Parreira só decidiu viajar para o Rio Grande do Sul após os resultados obtidos por essa "seleção B" da Rússia nos EUA.

Texto Anterior: Damon Hill bate em treino no circuito da Catalunha
Próximo Texto: Polícia Federal indicia dirigentes no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.