São Paulo, terça-feira, 8 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duras, aos 80, ganha sua primeira biografia

FERNANDA SCALZO
DE PARIS

Duras, aos 80, ganha sua primeira biografia
Chega hoje às livrarias da França a primeira biografia de Marguerite Duras, que está fazendo 80 anos. Escrita pelo jornalista Frédérique Lebelley, "Marguerite Duras ou le Poids d'une Plume" (Marguerite Duras ou o Peso da Pena, Grasset, 352 págs., 129 francos) traça o percurso da escritora, que passa pela Indochina e pela Paris ocupada pelos nazistas, refazendo a história francesa deste século. O livro tem tudo para se transformar em best seller.
Personagem cheia de facetas, Duras transformou-se em fenômeno de mídia e, ódio ou paixão, nenhum francês deixa de ter por ela algum sentimento. Feminista para as feministas, comunista para os comunistas, Duras foi vestindo os trajes que a história lhe ofereceu. Hoje, é a autora viva mais estudada nas universidades francesas.
Marguerite Duras é autora de cerca de 15 romances (entre eles "O Amante", que lhe valeu o prêmio Goncourt de 1984), uma dezena de peças de teatro e cinco filmes. Nascida na Indochina em 1914, a escritora mudou-se para Paris em 1932 para estudar Direito. Sua vida muda a partir de 1943, quando conhece François Mitterrand, ao lado de quem luta durante a resistência francesa e de quem se torna uma das mais fiéis amigas.

Texto Anterior: SBT exibirá entrega com exclusividade
Próximo Texto: Montreux terá duas noites brasileiras em 94
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.