São Paulo, terça-feira, 8 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Flop e Eve's Plum reciclam as sonoridades dos anos 60 e 80

EDSON FRANCO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A folia dos roqueiros nesse carnaval está garantida. A Sony está lançando no mercado nacional os excelentes "Whenever You're Ready" e "Envy", CDs das bandas norte-americanas Flop e Eve's Plum, respectivamente. Em comum, elas possuem vigor, velocidade e distorção aplicados à releitura de melodias e características no pop e rock feitos nas décadas de 60 (Flop) e 80 (Eve's Plum).
A aula mais marcante vem de Seattle. O Flop é de lá apesar de não ter nada a ver com o grunge. Em seu segundo disco –o anterior foi "Flop & The Fall Of The Mopsqueezer", o quarteto liderado pelo cantor e guitarrista Rusty Willoughby foi buscar matéria-prima no rock inofensivo, porém bem-acabado, de bandas como Herman's Hermits, The Hollies e na primeira fase dos Beatles. Na verdade, essas bandas poderiam ter antecipado o som do Flop em 30 anos, caso verificassem que os botões de volume de seus amplificadores podiam girar até o número dez.
"A. Wylie", "A Fixed Point" e "Port Angeles" são as músicas que melhor aglutinam as características do Flop. "Regrets" tem peso e variações de andamento suficientes para dar torcicolo em qualquer "headbanger". A banda escancara sua fórmula musical em "Z2 + C" que começa como uma tranquila musiquinha ambiente para ir ganhando o formato atordoante do Flop.
Em sua viagem pelo tempo o Flop deu uma parada nos 70 e resgatou o David Bowie da fase Ziggy Stardust. "Parts 1 e 2" é uma balada acústica que se equilibra exemplarmente no limite entre a afetação e o lirismo. Já em "Need Retrograde Orbit", a temática espacial é tratada com melodia e harmonia climática. Exatamente como fez Bowie.
Os nova-iorquinos do Eve's Plum têm na loirinha Colleen Fitzpatrick, 23, seu principal trunfo. Tudo decorre do talento para o mimetismo vocal que a moça tem. Colleen deixa a modéstia de lado em "Kiss Your Feet" Fazendo uma vocalização próxima da bossa-nova na introdução, ela lança o desafio: "Você não pode beijar meus pés enquanto se esconder atrás de máscaras". Da maneira como ela canta fica difícil não abandonar o disfarce.

Texto Anterior: Congresso pode desmoralizar a democracia
Próximo Texto: Weather Girls voltam pela metade e renovam "It's Rainin' Men"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.