São Paulo, quarta-feira, 9 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentos são recebidos com atraso

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Dezoito dias depois da apresentação do relatório final da CPI do Orçamento, só ontem o Senado enviou à Câmara os documentos que fundamentaram as acusações contra um senador e 17 deputados. A demora na remessa dos documentos vinha prejudicando os trabalhos da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) –onde correm os processos de cassação– e as investigações a cargo da Corregedoria –que pode incluir novos nomes na lista de cassáveis proposta pela CPI.
A papelada, que lotou dois carrinhos, só chegou à Câmara no final da tarde e depois de muita reclamação. O presidente da CCJ, José Dutra (PMDB-AM), chegou a sugerir aos acusados que recorressem aos tribunais para tentar aumentar o prazo de defesa, já que não conseguiam acesso aos documentos. "Eles podem recorrer, mas eu não posso dilatar o prazo", disse Dutra.
O deputado recebeu ontem a visita pessoal do deputado Flávio Derzi (PP- MS) e telefonemas dos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), Genebaldo Correia (PMDB-BA) e José Geraldo Ribeiro (PMDB-MG), todos reclamando da falta dos documentos. Até agora, o único dos passíveis de cassação que apresentou sua defesa por escrito foi o deputado Anníbal Teixeira (PP-MG).
O corregedor da Câmara, Fernando Lyra (PSB-PE) disse que pretende apresentar dia 24 seu relatório sobre os nove deputados cuja situação ficou dependendo de novas investigações. "Estamos ainda nas preliminares. Até agora não recebi os documentos que foram solicitados à CPI. É uma falta de atenção", reclamava Lyra ontem à tarde.
Senado
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado vota hoje, às 11h, o parecer da senadora Eva Blay (PSDB-SP) sobre a admissibilidade do processo contra Ronaldo Aragão (PMDB-RO), único senador incluído na lista de pedidos de cassação do relatório final da CPI do Orçamento. A reunião, prevista inicialmente para amanhã, foi antecipada.

Texto Anterior: Tira o tubo
Próximo Texto: Presidentes da Câmara e do Senado adiam instalação pela quarta vez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.