São Paulo, quarta-feira, 9 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnico russo volta a Moscou e larga a seleção em Pelotas

MARCELO DAMATO
ENVIADO ESPECIAL A PELOTAS

Uma seleção brasileira "cover" é a adversária da Rússia hoje à noite no estádio Boca do Lobo, em Pelotas. O Pelotas Esporte Clube tem um uniforme quase igual ao da seleção brasileira: camisas amarelas, calções azuis e meias brancas. A seleção russa é a mesma que está excursionando pela América, sem seus principais jogadores que atuam no futebol europeu. A equipe pernoitou em Buenos Aires e tinha chegada a Pelotas prevista para as 22h de ontem. O grande ausente desse jogo será o técnico russo, Pavel Sadyrin, que voltou a Moscou. A Folha apurou em Buenos Aires que o técnico para os dois jogos no Brasil (sexta-feira, o adversário será o Guarani, em Bagé, RS) será Evgueni Kutcheresky.
Apesar da ausência dos prováveis titulares russos na Copa, o jogo será visto pelo técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, pelo coordenador-técnico Zagalo e pelo supervisor Américo Faria. Os três chegam hoje por volta do meio-dia, num jatinho de um empresário de Pelotas. A direção do clube acertou o amistoso há menos de um mês e teve que fazer uma reforma do estádio às pressas para não desagradar aos visitantes.
O técnico do time gaúcho, Paulo Sérgio Poletto, vai basear seu esquema em cima de uma fita de vídeo com o jogo Rússia 4 x México 1, disputado há uma semana em Oakland, EUA. Poletto disse que os europeus têm um jogo "robotizado". "Eles têm uma ou duas jogadas e ficam repetindo-as até elas darem certo", afirmou.
Poletto, que dirigiu o Nasser da Arábia Saudita em 1993, afirmou que a grande jogada russa usa o atacante Salenko como armador. "Ele fica se movendo para um lado e para o outro. Recebe a bola e toca de primeira para o meia-esquerda (Borodiuk), que entra e chuta. Ele fez três gols assim. Do goleiro ao finalizador, são sempre quatro toques", declarou.
Para tentar combater os adversários desta noite, Poletto vai pôr Eugênio na sobra. O problema maior do Pelotas é que a equipe, reforçada para o Campeonato Gaúcho, ainda não está entrosada. "Vamos fazer um coletivo hoje (ontem), porque o Gilmar não fez nenhum treino desses até agora". Gilmar, ex-jogador do clube, voltou machucado depois de uma temporada jogando no Paraguai.
Para receber os russos, a diretoria do Pelotas fez uma reforma rápida no estádio. O gramado foi deslocado cerca de 15 metros para a frente. O motivo é que os refletores foram construídos em local errado há 17 anos e desse modo só iluminavam um dos lados do campo. "Quando tu ia bater escanteio no outro lado, ficava sem a carteira", brincou um jogador. O piso da parte nova teve que ser levantado em quase meio metro, mas ainda há um pequeno desnível na região de ligação com a parte antiga do gramado. Além disso, há partes em que a grama tem falhas.
O vestiário do Pelotas, que será emprestado ao visitante desta noite, também passou por reformas. "Agora até dá para fazer aquecimento aqui dentro", disse, orgulhoso, o gerente e supervisor do clube, André Camacho Boanova, 28. Antes, os jogadores faziam aquecimento numa pequena área gramada entre o muro do estádio e a arquibancada. "Quando chovia, não dava para fazer aquecimento", conta Boanova.

PELOTAS
João Scherer; Bruno, Zé Ricardo, Eugênio e Gilmar; Elton, Luís Carlos Gaúcho e Pianelli; João Carlos, Paulo César e Juarez. Técnico - Paulo Sérgio Poletto

RÚSSIA
Kharpov; Gorlukovic, Kuznetsov, Tetradze e Galiamin; Popov, Korneev, Tedeev e Borodiuk; Salenko e Radchenko. Técnico - Evgueni Kutcheresky

Local
Estádio da Boca do Lobo em Pelotas

Horário
Hoje, às 21h

Juiz
Renato Marsiglia

NA TV
Gols nos telejornais noturnos

Texto Anterior: Edílson perde sua condição de titular
Próximo Texto: Estrelas pedem substituição do treinador da seleção russa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.