São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banda de Ipanema sai hoje às ruas

MAURICIO STYCER
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

A Banda de Ipanema, a primeira e mais famosa banda de Carnaval do Rio, sai hoje, a partir das 17h, da praça General Osório. É o 30º ano em que a banda desfila pelas ruas de Ipanema –bairro que por sua vez comemora 100 anos de existência em 1994.
Como ocorre desde a sua fundação, em fevereiro de 1965, a banda sai três vezes. A estréia anual, como sempre, foi num sábado, duas semanas antes do início do Carnaval. A dose é repetida hoje e na terça-feira de Carnaval, percorrendo o seguinte trajeto: praça General Osório, avenida Vieira Souto, rua Joana Angélica, retornado pela avenida Visconde de Pirajá até o ponto de partida.
A atriz Janaína Diniz, filha de Leila Diniz, é a madrinha da banda e o compositor Tom Jobim o padrinho, este ano. Em 1965, Leila Diniz foi a rainha da Banda de Ipanema.
Ao término do primeiro desfile deste ano, com participação de cerca de 5.000 pessoas, houve distribuição de 2.000 litros de cerveja. Sem tumulto. "A banda demonstra que o Rio não é esse inferno de violência que alguns querem ver. Ainda reina a paz em Ipanema", diz o designer Ferdy Carneiro, 60, um dos fundadores da banda.
Será de Carneiro o texto de apresentação do livro "Banda", uma reunião de cerca de 150 fotos da Banda de Ipanema, entre 1982 e 1994, feitas pelo fotógrafo Márcio RM. O livro, a espera de patrocinador (e investimentos de US$ 37 mil) está planejado para ser lançado em meados deste ano, durante as comemorações do centenário de Ipanema.
Segundo Albino Pinheiro, 60, também fundador, a Banda de Ipanema deve sair hoje "mais descontraída", porém como metade dos músicos que participaram do primeiro desfile (cerca de 60 contras os 125 de duas semanas atrás). "Não temos dinheiro", diz Albino.
Sobre a principal rival da Banda de Ipanema, o bloco Simpatia É Quase Amor, Ferdy Carneiro diz: "Não são rivais. Olhamos para eles como se fossem primos e sobrinhos queridos." O Simpatia sai domingo, a partir das 16h, da praça General Osório.

Texto Anterior: GOMA ARÁBICA; PORTO ALEGRE-MT-RIO
Próximo Texto: AINDA NA MATINÊ; ÚLTIMA JOGADA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.