São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 1994
Índice

Aposentado é preso por tentar fraude

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA E DA FOLHA SUDESTE

A Polícia Federal prendeu anteontem o aposentado Ferdinando Zamariolli, 67, acusado de falsificar 27 declarações de Imposto de Renda do exercício de 1993 (ano-base 1992), usando documentos falsos. Zamariolli teria falsificado as declarações para receber restituições do tributo, no valor de US$ 25 mil (40 mil Ufir).
Ele é de Amparo (140 km a norte de São Paulo) e foi preso dentro de uma agência do Banco Bandeirantes, em Campinas, quando tentava receber uma das restituições do IR. Zamariolli não chegou a sacar nenhuma, segundo José Alves da Fonseca, coordenador de Arrecadação da Receita Federal. O aposentado estava sendo investigado desde o início de janeiro, quando a Receita constatou irregularidades nas declarações.
O delegado da Receita em Campinas, Antônio Carlos Minatel, afirma que as declarações eram feitas em nome de pessoas que existiam, mas não declaram IR por terem renda baixa. Segundo Minatel, o aposentado confirmou a frande: "Ele disse em depoimento que frequentava bares onde contava estar fazendo um empréstimo bancário, precisando apresentar o documento de uma pessoa conhecida para referência. As pessoas concordavam e forneciam à Zamariolli o número do CPF."
Segundo Minatel, além de a fonte ser a mesma, todas as pessoas tinham idêntica renda, número de dependentes e valor de restituição. O delegado afirmou que a fraude era feita desde 1989.
Zamariolli vai responder processo por estelionato e falsidade ideológica. Ele está preso e incomunicável no 4.º Distrito Policial e ainda não nomeou advogado para fazer sua defesa.

Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.