São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duelo entre PT e Maluf vai à Inglaterra

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

As polêmicas sobre as prioridades na administração de uma cidade como São Paulo –coisas como a ampliação da avenida Faria Lima, ou o túnel sob o rio Pinheiros– vão ganhar repercussão global em junho. Tanto os petistas da administração passada como os atuais malufistas foram convidados a participar do Fórum Global 94, o evento sucessor daquele realizado paralelamente à Eco-92 no Rio de Janeiro.
A nova versão do fórum reunirá de 24 de junho a 3 de julho autoridades, organizações não-governamentais e empresários de 50 cidades do planeta em Manchester, cidade britânica que de certo modo deu origem aos problemas urbanos modernos.
"Foi lá que se iniciou a Revolução Industrial, começando o processo de exploração dos recursos naturais que agora tende a acabar", diz o organizador dos fóruns de 92 e 94, o advogado e ambientalista Warren Lindner, que esteve em São Paulo para convidar o prefeito Paulo Maluf a ir a Manchester. Lindner também aproveitou a passagem para reativar contatos com o PT paulistano.
Lindner não viu Maluf, mas se encontrou com o secretario municipal do Verde e do Meio Ambiente, Werner Eugênio Zulauf, que deverá ir a Manchester. "O produto mais importante que iremos mostrar é a própria secretaria, uma inovação com uma estrutura completa. O município assume o seu papel no sistema nacional do meio ambiente", diz Zulauf.
O secretário reconhece que o automóvel é um "vilão ambiental" das grandes cidades, mas defende projetos como a extensão da Faria Lima. "Você não muda isso de uma hora para outra, é preciso criar condições para a locomoção da população", diz Zulauf. Para ele, a criação da secretaria serve para a introdução de um componente ambiental nos projetos da prefeitura. "O novo traçado da Faria Lima deve prever uma ciclovia. É um primeiro passo", diz o secretário.
Outro visitado por Lindner, o petista Marco Aurélio Garcia, não concorda. "Não sei com o será possível incluir os túneis e viadutos do Maluf na concepção de desenvolvimento sustentado", diz Garcia, secretário de relações internacionais do partido e coordenador do programa de governo.

Texto Anterior: Veja como funciona uma pirata
Próximo Texto: 'Verde' ataca tempo perdido no trânsito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.