São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 1994
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W Golf GTI sai à caça do Honda Civic

RICARDO CARVALHO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

VW Golf GTI sai à caça do Honda Civic
A Volkswagen apresentou quarta-feira no autódromo de Interlagos (SP), o Golf GTI, modelo mais vendido na Europa em 93 e que abre o programa de importações da montadora.
O carro tem motor, injeção, câmbio, suspensão, painel e eletrônica alemães. O restante vem do México, onde também é fabricado e exportado para os EUA.
Com brake light e suspensões macias, o automóvel é o mesmo feito para o mercado americano. Seu design serviu de base para o desenvolvimento do novo Gol brasileiro, a ser lançado no terceiro trimestre deste ano.
O Golf vai ser comercializado em versão única –inicialmente em 70 revendedores VW no país–, com vários equipamentos de série (não há opcionais) e preço de US$ 27,9 mil.
A Volkswagen ousa ao colocar no mercado um carro com preço e características similares ao Pointer GTi –hatch nacional, de quatro portas, a ser lançado até abril–, que pode perder compradores para o importado.
O Golf GTI concorre com Kadett GSi (GM) e Escort XR3 (Ford). Entre os modelos estrangeiros, com os esportivos Peugeot 205 GTi, Citroen ZX Volcane e Suzuki Swift GTI. Mas o alvo principal é o Honda Civic –importado mais vendido depois do Tipo, da Fiat–, com preço a partir de US$ 27 mil.
O carro destinado aos brasileiros vem com motor dois litros, de 116 cv, e injeção multiponto digital com ignição mapeada, além de câmbio de cinco marchas.
Desempenho e conforto são os principais destaques do Golf. Avaliado por Veículos, mostrou boa dirigibilidade e estabilidade. Tem rodas de liga leve, teto solar elétrico, volante em couro (regulável), freios a discos nas quatro rodas, direção hidráulica, ar-condicionado e bancos esportivos.
Por sua categoria, o carro deveria trazer vidros elétricos. Portas com bom ângulo de abertura facilitam o acesso ao interior e bancos traseiros. O carro oferece bom espaço e porta-malas suficiente para quatro pessoas.
O motor –silencioso e bastante elástico– acelera progressivamente. A direção macia e ao mesmo firme em alta velocidade, tem respostas rápidas. Com engates suaves e precisos, o câmbio permite manuseio fácil e agradável. Por ter uma proposta esportiva, o Golf merecia ter suspensões pouco mais duras para melhorar a sua performance em curvas. Segundo a fábrica, o modelo faz de zero a 100 km/h em 10 segundos e atinge velocidade de 198 km/h.
Além da esportividade, a segurança passiva é o outro ponto forte. O carro possui barras de proteção (de aço) nas portas contra colisões laterais. Em caso de batida frontal, o motor desloca-se para baixo –para evitar penetração na cabine– e a coluna de direção se desloca, evitando ferir o motorista. O projeto e o desenho do banco do passageiro impedem que o acompanhante seja lançado sob o painel. (RCC)

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