São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Yamaha XT600E é ideal para viagens longas

JOTA SANTANA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Apesar de ter a capacidade do tanque de combustível –13 litros– considerada pequena para uso em estradas, a nova Yamaha XT600E cumpre a proposta de ser um veículo de total confiança em viagens.
A autonomia de cerca de 200 km (seu consumo é de cerca de 15 km/l) é mais do que satisfatória.
Avaliada por Veículos por cerca de 2.000 quilômetros, durante uma viagem até Imbituba (litoral de Santa Catarina), a moto deixou a certeza de que foi criada por quem conhece o que é viajar de moto. Ela substitui a Ténéré, também de 600 cc, nacional.
A partida elétrica coloca o grande motor em funcionamento com maciez. Item de segurança importante é o sistema que desliga o motor se o piloto tenta partir com a moto apoiada sobre o cavalete lateral. Basta soltar a embreagem que o motor apaga.
As suspensões dianteira, de garfo telescópico, e traseira, com monoamortecimento central, são macias. Proporcionam conforto em trechos ruins. Ao mesmo tempo, mantêm a moto agarrada ao chão em curvas bem inclinadas.
O conta-giros faz uma falta enorme no painel, já pequeno e pouco trabalhado.
A maior virtude desta monocilíndrica de baixo peso é a sua capacidade de retomar velocidade. Chega a levantar a roda dianteira nas aceleradas mais a fundo.
Seus dois enormes freios a disco garantem boas frenagens em qualquer situação.
O visual da máquina é agressivo, mas sóbrio na distribuição dos elementos cinzas, como no caso dos captadores de ar em cada um dos lados do tanque.

Texto Anterior: Daewoo traz Espero para brigar com os nacionais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.