São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Tratamento evita que filmes se deteriorem

DA "NEW SCIENTIST"

Pesquisadores norte-americanos da Kodak, fábrica que produziu a maioria dos filmes em estoque, descobriram um método para tirar das películas os produtos químicos que destroem sua base e causam descoloração. O efeito, comumente notado em filmes antigos exibidos nos cinemas, é conhecido como "síndrome do vinagre".
A síndrome foi descoberta no final da década de 40, quando a indústria cinematográfica começou a usar filmes com uma base de triacetato de celulose. O nome foi dado porque o filme libera ácido acético –ou vinagre. O ácido acelera a decomposição da base soltando mais vinagre, em um círculo vicioso de autodestruição. Até agora nenhum filme tinha sido "curado".
Os pesquisadores descobriram uma substância –zeolite– que, colocada nas latas de filme, absorve toda a umidade do interior. Isso interrompe a decomposição.
O sistema foi testado em dez filmes antigos, inclusive em um negativo de "Broadway Melody", de 1936. Segundo a empresa, o tratamento funciona até em filmes que já começaram a se degradar.

Texto Anterior: Fundação contra Aids mal saiu da prancheta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.