São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Variação climática causa 'vermelhão'

DA REPORTAGEM LOCAL

Os técnicos da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo concluíram que a variação climática no final do ano passado é a responsável pelo aparecimento da anomalia conhecida como "vermelhão" nas lavouras de algodão. Pouca chuva, dias quentes e noites frias teriam provocado a doença.
Estimativas dos pesquisadores, feitas em janeiro apontavam para uma perda de 50% da produção nesta safra devido à doença. Agora, a expectaviva mais pessimista é de que a quebra chegue a 20%.
O Instituto Biológico alerta ainda que em cerca de 2% das áreas afetadas há a presença de um novo vírus, ainda não identificado. As plantas vão se tornando amarelas, depois avermelhadas e morrem.
A Secretaria recomenda aos produtores que se informem nas unidades locais do órgão sobre questões de seguro, registro de sinistro, eventual liberação da área plantada com algodão para uso com outras culturas.
Os produtores que tiveram perdas de 100% devem arrancar os algodoeiros, amontoar e queimar para evitar problemas na próxima safra.

Texto Anterior: Os impostos e a soja
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.