São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casos de suicídio aumentam no Carnaval

MARCELO GODOY

Das 18h de sexta até 18h de ontem, a Grande SP teve 5 mortes por dia; PM diz que a média é 1,5 morte por dia
Da Reportagem Local
O número de suicídios registrados pela Polícia Militar na Grande São Paulo explodiu neste Carnaval. A média das 18h de sexta-feira às 18h de ontem chegou a 5 por dia, quando, normalmente, acontece 1,5 suicídio por dia na região metropolitana. Ao todo já aconteceram 15 casos na Grande São Paulo. Nos cinco dias do Carnaval de 93, a PM registrou apenas sete casos (1,4 por dia).
Às 12h de ontem, Márcia Jacinto da Silva, 26, foi encontrada enforcada no quarto de um hotel onde ela trabalhava na rua Dr. Tomás de Lima, no Cambuci (região central de São Paulo). Ela usou um cinto de couro pendurado no suporte da televisão para se matar. A polícia não encontrou nenhum bilhete ou carta que explicasse o suicídio. Márcia morava sozinha.
"A crise econômica e o desemprego vem à tona em uma época de festas. O suicida já traz esse potencial de frustração, sem liberar seus traumas", disse o coronel Hermes Bittencourt Cruz, 55. Formado em psicologia, Cruz é o chefe da Coordenação de Comunicação Social da PM.
A previsão da polícia é que o aumento de suicídios neste ano chegue a 259% em relação ao Carnaval do ano passado. O número de tentativas de suicídios é cerca de duas vezes e meia maior que o dos casos que terminam em morte neste ano. Já aconteceram 57 tentativas no Estado e 23 suicídios.
Em comparação com outras épocas de festas, o número de suicídios neste Carnaval também é grande. Em dezembro de 92, a PM registrou 35 casos (cerca de 1 caso por dia) na Grande São Paulo. Em dezembro passado, aconteceram, segundo a PM, 46 suicídios. Em 92, foram registrados 424 suicídios e em 93, 499 na região metropolitana. "Já houve um aumento de um ano para o outro e esse número explodiu neste Carnaval", disse Cruz.
O número de suicídios neste Carnaval chegou a cerca de 50% do número de assassinatos. Das 18h de sexta-feira até as 18h de ontem, a PM havia registrado 31 homicídios na Grande São Paulo. Essa média se mantém constante quando são incluídos os casos do interior. No mesmo período aconteceram 40 assassinatos e 23 suicídios em todo Estado. Em 93, o número de suicídios (7) não chegou a 20% do número de assassinatos, que foi de 50 na Grande São Paulo. (Marcelo Godoy)

Texto Anterior: PF apreende cocaína em fazenda no MS
Próximo Texto: Tamoios só sobe após 16h
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.