São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 1994
Próximo Texto | Índice

Bebeto e Romário vencem 'eleição'

MAURICIO STYCER
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Bebeto e Romário (com sete votos cada), Edmundo e Muller (três votos cada), Dener (dois votos) e Zinho (um voto). Numa eleição simulada pela Folha, ontem no Sambódromo, Bebeto e Romário foram apontados como os atacantes mais indicados para a seleção na Copa. Essa é também, até o momento, a dupla preferida pelo técnico Parreira.
Os eleitores desse "ataque ideal" não poderiam ter melhor reputação: cinco ex-campeões mundiais, cinco jogadores em atividade nos melhores times do país, um cartola da nova geração e um ex-técnico do Corinthians (veja quadro). Todos, com exceção de Mário Sérgio, estavam como convidados no camarote da Brahma.
Os "eleitores" estavam mais divididos sobre o esquema do ataque, se com dois, três, ou até mesmo com cinco jogadores, do que sobre quem deve atuar.
Bellini, 63, que ergueu a taça, em 58, na Suécia, ainda está indeciso sobre ter dois ou três atacantes. "Depende do adversário. O importante é poder ter opções."
Mauro Ramos, 63, o zagueiro central da Copa de 62, no Chile, tem certeza sobre o esquema tático: "Gostaria de ver o Brasil jogando em 4-3-3". Mauro ainda tem dúvidas sobre quem devem ser os três da frente, mas está seguro que o Brasil deve jogar para frente: "Basta um cabeça de área: Mauro Silva ou Dunga."
Campeão em 70, o ex-rebelde Paulo Cesar "Caju", 45, faz uma apaixonada defesa pela inclusão de Dener no ataque da seleção: "Por que o Dener não é convocado? Porque tem muito preconceito no Brasil. No meu ataque não entra cabeça de bagre: só talento. Bebeto, Romário e Dener." Dener também foi mencionado por Bellini.
Tímido, o atacante do Vasco evita comentar o entusiasmo de Paulo Cesar: "Não sonho em jogar. Sonho em ser convocado, em estar no meio deles. O Brasil tem grandes jogadores para a frente."
Ex-crítico de Parreira, o capitão de 1970, Carlos Alberto Torres, 49, agora é um defensor entusiasmado do esquema defensivista do técnico da seleção: "O esquema deu certo nas eliminatórias. Então, deve ser mantido."
O "furacão" da Copa de 70, Jairzinho, 49, se recusa a opinar sobre o ataque ideal: "Discordo dessa pergunta. Também sou técnico. Só quero que o Brasil volte a conquistar o título mundial."
Entre os jogadores em atividade, a maioria se fez de bem comportada e evitou polemizar com Parreira –muitos se recusaram mesmo a opinar. Edmundo, 22, se assustou, mas respondeu: "Deve ser com Bebeto e Romário. Porque, dentro da filosofia do técnico, que joga com dois atacantes, esses dois são os melhores hoje".
Edmundo conta, porém, com o apoio de seu colega de clube, o zagueiro Antônio Carlos: "Hoje, acho que seria Edmundo e Bebeto", responde de pronto. Mas Antônio Carlos, 24, acrescenta, mineiramente: "Ou Romário. Muller também é um bom jogador".
Parreira, o alvo dessa discussão, reage com fleugma: "Cada um tem o direito de opinar. Fico feliz, claro, de ver que os mais votados formaram o ataque do último jogo das eliminatórias", disse. Sobre a possibilidade de alterar o seu esquema tático, Parreira manda o pessoal tirar o cavalinho da chuva: "Chegamos num ponto em que não dá mais para inventar. A Copa está aí, daqui a três meses".

Próximo Texto: "Assim você vai me complicar!"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.