São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 1994
Próximo Texto | Índice

Egito retira as suas múmias do porão

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Egito está recrutando múmias com cerca de 4.500 anos de idade para atrair turistas. Onze múmias, trancadas pelo presidente Anuar al Sadat em 1980, vão ser exibidas no Museu Egípcio, no Cairo, a partir de 1º de março.
"As múmias estão agora em muito boas condições, o que permitirá expô-las. Espero que elas atraiam turistas", disse Abdelhalim Noureddin, presidente da Organização de Antiguidades Egípcias. Segundo ele, autoridades de todo o mundo foram convidadas para a inauguração.
Sadat fechou a exposição pública das múmias, aberta desde 1946, dizendo que não era moralmente adequado exibir os corpos de faraós, cuja dignidade deveria ser preservada.
Segundo Noureddin, as múmias exibidas incluirão as dos faraós Tuthumosis, Amonhotib 1º, Sakin Raa e a do famoso Ramsés 2º. "Algumas delas não estavam realmente em bom estado, mas as restauramos e as envolvemos com lençóis. Algumas não estavam revestidas."
Foram descobertas 27 múmias no Vale dos Reis, na antiga cidade de Luxor. "Pode-se dizer que essas 11 múmias estão seguras. Agora vamos tratar das outras. Espero que estejam prontas antes do final do ano", afirmou Noureddin.
No mês passado o Ministério da Cultura contestou uma sentença da corte administrativa do Cairo, dizendo que era ilegal a exposição de antiguidades egípcias no Japão, incluindo uma cabeça de Cleópatra. Segundo o tribunal, as antiguidades estariam sujeitas a danos.

Próximo Texto: Lua volta a ser centro de atenções no espaço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.