São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos reabrem hoje às 12h

Os bancos abrem hoje após às 12h. É hora de voltar às filas para pagar as contas, resgatar investimentos ou tentar fazer um "papagaio" (empréstimo) com o gerente da agência para cobrir "loucuras" de Carnaval.
O ideal é não recorrer aos empréstimos, pois os juros no crédito pessoal estão variando entre 40% e 58,20% ao mês. Usar o cheque especial é pior, pois os juros estão entre 48% e 61% ao mês.
Para o dinheiro disponível, os fundos de commodities projetam rentabilidade superior à das cadernetas e de outros fundos de investimento nas aplicações feitas hoje. Os fundos de commodities têm uma tributação de 25% de Imposto de Renda sobre o que exceder a Ufir, contra 30% dos fundos de renda fixa e dos CDBs.
Dados do Banco Real indicam que os fundos de commodities deverão render líquidos, em média, no período de 16 de fevereiro a 16 de março, 41,24%, embora a carência avance até o dia 18. Os fundos de renda fixa DI projetam 41,17%, os fundos de renda fixa tradicionais 40,80% e as cadernetas de poupança, 40,19%.
Os cálculos foram feitos com base numa estimativa de variação da Ufir de 39,41% no período.
Para aplicações com prazo inferior a 28 dias, os fundos de curto prazo carteira livre estão com rentabilidade superior à dos fundões.
Os fundos de commodities têm como vantagem, em relação a outras aplicações financeiras, a possibilidade de resgate (retirada do dinheiro) a qualquer momento sem perda de rendimento, após a carência de 30 dias.
As cadernetas costumam exigir valor mínimo de aplicação menor do que o dos fundos.
Os fundos de ações estão com uma rentabilidade atraente, mas difícil é descobrir a hora de sair, sendo portanto um investimento de risco que exige cautela.

Texto Anterior: Dólar bate recorde de baixa em Tóquio
Próximo Texto: Importações de confeccções aumenta 48%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.