São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 1994
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Literatura é extensa e de boa qualidade

EDSON DACAL
ESPECIAL PARA A FOLHA

Todo o mercado de informática respira multimídia. Os fabricantes de hardware acumulam e preparam lançamentos de computadores que trazem som, imagem e animação. Os fornecedores de software adaptam produtos, criam outros adequados para esse mundo e investem fortemente na criação de aplicativos para educação, marketing e entretenimento. Eventos e feiras dão amplo destaque ao assunto e a mídia confere alta prioridade a tudo relacionado ao tema. Curiosamente, porém, a literatura em português sobre multimídia é escassa. Nosso mercado editorial de informática é forte e vasto, mas conta com apenas seis títulos sobre o tema. É agradável, no entanto, constatar que todos os textos são de ótima qualidade.
O primeiro livro lançado no Brasil sobre o assunto continua sendo o único de autor nacional. É o livro "Multimídia - Conceituação, Aplicação e Tecnologia", de Eduardo Chaves, professor da Unicamp. Chaves é filósofo e educador e conhece bastante informática. Seu texto educa, informa e reforça a convicção de que a multimídia veio para ficar. É o melhor livro conceitual sobre o assunto, muito bem fundamentado (as notas de rodapé são um "banho de cultura"), mas não aborda desenvolvimento de aplicações e está desatualizado do ponto de vista de hardware e software (foi lançado em 1991).
Best seller
Outra obra muito facilitadora para o leigo no assunto é "Multimídia for Windows 3.1" de Kris Jamsa, da Makron Books. Jamsa é renomado autor de livros de informática e esse livro figurou como best seller no Brasil e nos EUA por várias semanas.
Três disquetes acompanham o livro e moldam uma obra bastante original em sua concepção. O leitor é estimulado a instalar os discos logo no início do texto. Os dez capítulos iniciais mesclam ensinamentos sobre o uso dos discos com conceitos básicos sobre multimídia, o que facilita a inserção do leitor leigo no tema. A segunda metade do livro reforça os conceitos, aponta usos da tecnologia e dá vários exemplos. O livro é fácil de entender, muito motivador e tem produção gráfica primorosa.
Outra obra muito facilitadora para o leigo no assunto é "Multimídia para novos usuários", de Lina Tway, da Berkeley. Dividido em duas partes, o texto na primeira informa tudo o que é básico no assunto, especialmente sobre hardware e software. Na segunda parte, a autora ensina a construir uma aplicação, algo que o leitor faz apoiado pelo "Multimedia Toolbook", software de autoria que é fornecido em um CD-ROM que acompanha o livro.
A rigor, é permitido ao leitor sair do zero até a construção de uma aplicação. O livro tem várias páginas coloridas e apêndices muito ricos com glossários, listas de publicações e programas relacionados à multimídia.
Iniciantes
O livro "Multimídia" de Tom Wodaski, da Ciência Moderna, também é dirigido a iniciantes. A primeira parte do texto dá "o pontapé inicial na multimídia", abordando dispositivos de som, imagem, a combinação de ambos e as ferramentas multimídia do "Windows". A segunda parte aprofunda o assunto, tratando mais detalhadamente de hardware, software e programação multimídia. A terceira parte, "Explosão multimídia", explica mais cuidadosamente a animação, a MIDI (interface entre computadores e instrumentos musicais) e o uso do vídeo. Finalmente, a quarta parte é um superguia de compras, com cerca de 150 páginas, para produtos de hardware e software. Embora apresente alguns pequenos erros de revisão, o texto é fácil de ler e é também acompanhado por um disco com programas e exemplos.
Com um enfoque mais particularizado, encontra-se disponível nas livrarias, através da LTC Editora, de Steve Floyd, o "Manual de Multimídia IBM". O texto é algo ultrapassado (1991), quase só aborda os produtos IBM, mas didático e excelente para quem vai gerenciar equipes envolvidas em visão geral do assunto, dos produtos da IBM, das tecnologias de mídia, de áreas de aplicação e futuro. O texto se concentra no ciclo de desenvolvimento, apresentando fluxogramas, "check lists", "storyboards" de produção, fichas de verificação, planilhas de orçamento e instrumentos para planejamento de gerência de projetos multimídia.
Completando a série, há o único livro avançado no grupo, "Windows 3.1 Multimídia – Ferramentas Poderosas", da Berkeley, de Roger Senings. A obra é bastante extensa com quase 700 páginas e trata cada assunto de forma muito detalhada. O texto é focado no "Windows 3.1" e sua capacidade multimídia. A partir daí, o autor vai tratando de som, síntese musical e MIDI, técnicas de áudio digital, placas, imagens, animação, vídeo digital, como criar produções multimídia e a multimídia no futuro.
É muito bem ilustrado, e contém muitos gráficos, tabelas e dicas. Um livro para ajudar usuários avançados.
Para complementar nossa informação sobre livros multimídia, há perspectiva de breve lançamento pela Makron Books de dois livros traduzidos.
O primeiro é "Creating Multimedia on Your PC", de Tom Gadgett & Corey Sandller. Esse texto tem muito pouco de teoria e principalmente ensina a usar cerca de 30 software multimídia, entre eles "ToolBook", "Action", "PhotoFinish" e "StoryBoard Live!".
O outro é "Multimedia-Making it Work", de Tay Vaughan. O texto se apóia no software "Tempra" e vai do ponto mais básico do assunto até a criação de aplicações multimídia.
Literatura correlata
Existem no mercado alguns livros que embora não sejam especialmente dirigidos à multimídia, abordam assuntos cuja tangência com essa última é muito grande.
O primeiro que citamos é "Programando Sons para DOS & Windows", de Nathan e Ori Gurewich. O grande tema é programação de sons, usando linguagem C, por exemplo. Os autores fornecem exemplos de programas e um disco com os fontes dos mesmos.
Migrando dos sons para as imagens, há o "Aventuras em 3D", de Douglas E. Wolfgram, pela Berkeley Editora. O texto começa por explicar como funciona a visão e evolui por imagens tridimensionais, técnicas de visualização, uso do computador para visualização em 3D, aplicações do computador para atividades profissionais e de lazer.
O tema mais frequente, porém, na literatura paralela à multimídia, é o da realidade e dos mundos virtuais. "Mundos Virtuais e Multimídia" é um desses livros. Reúne uma coletânea de artigos bastante profundos, basedos em um evento ocorrido em Genebra, em outubro/92 –o "Multimedia and Virtual Worlds". Nadia e Daniel Thalmann compilaram quase duas dezenas de artigos que passam por computação geométrica, interação em 3D, sincronismo nos mundos virtuais etc.
Outras publicações
As outras publicações são todas da Berkeley Editora e focam o assunto realidade virtual.
"Realidade Virtual - Kit do explorador", de Ele Thro, é uma delas. O texto define o que é realidade virtual e traz um disquete que permite ao leitor conhecer como funcionam as simulações da realidade no computador.
"Aventuras em realidade virtual", de Clayton Walnum, introduz o conceito de vida artificial, discute a inteligência artificial, os vírus de computador, os robôs, o cérebro de silício e os programas comerciais disponíveis que mostram a realidade virtual. Há um disquete de demonstração e é um livro interessante de ler para quem quer entender melhor o que toda essa terminologia quer dizer.
Uma obra mais extensa é "Realidade Virtual e a exploração do espaço cibernético", de Francis Hamit.
O texto inicia uma discussão sobre a interação homem-computador, passa pelo histórico do assunto, elenca os atuais trabalhos, analisa a realidade virtual como negócio e apresenta aplicações nas forças armadas, medicina, educação e treinamento. É bem ilustrado, denso, porém acessível. Começando pelo título, "Extravagâncias em Realidade Virtual", de Ron Wodaski, é uma obra diferente. Começa por afirmar e demonstrar que a realidade virtual já está aqui, explica o que ela é e como funciona, deriva para a diversão virtual, explica os fractais, o que é ciberespaço e discute o futuro nesse assunto. Tudo isso acompanhado de um CD-ROM e com texto claro, farta e ricamente ilustrado. Para compreender o tema, nada mais indicado.

Edson Antonio Dacal Seguin, 40, é diretor de marketing da Computerland Brasil.

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