São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Aumenta o fosso entre Aristide e Washington

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Aumenta o fosso entre Aristide eWashington
O presidente deposto do Haiti, Jean-Bertrand Aristide, rejeitou ontem um plano apoiado pelo governo dos EUA para que nomeasse um novo primeiro-ministro para governar uma maioria parlamentar. Segundo a Casa Branca, seria um primeiro passo para levar Aristide de volta ao poder.
Em comunicado escrito, Aristide exigiu dos militares que o destituíram em 1991 uma renúncia incondicional. "Esperávamos que os EUA tivessem ultrapassado a era de colonialismo ao se relacionar com líderes eleitos democraticamente", disse um assessor do presidente deposto.
Segundo o assessor, os EUA teriam comunicado a Aristide que não pressionariam a ONU para adotar sanções contra o regime militar do Haiti até que ele concordasse com a proposta. Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Mike McCurry, disse que Aristide deveria se encontrar com oficiais haitianos eleitos democraticamente, em Washington, para discutir a proposta.

Texto Anterior: Assassino de cinco confessa nos EUA; Irmão de Berlusconi é solto na Itália; Rússia volta atrás em imposto sobre vodca; Não-casados terão direitos na Califórnia; EUA negam direito a filhos de imigrantes; Marfinense é comido em fosso de crocodilos; Noruega dá dinheiro a quem achar 'Grito'; Júri diz que Jackson é inocente de plágio; Homem atira em lanchonete e fere 6
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.