São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Europa multa o cartel do aço

A UE (União Européia) aplicou multas no total recorde de US$ 116,7 milhões contra 16 siderúrgicas européias por operarem um cartel clandestino que fixava os preços das vigas de aço.
A Comissão Executiva da UE divulgou nota afirmando que as multas se baseiam nas vendas feitas por essas companhias entre julho de 1988 e janeiro de 1991. Apontada como "infratora costumeira", a empresa britânica British Steel recebeu a maior multa, no valor de US$ 32 milhões.
Segundo a comissão, as 16 siderúrgicas operavam o cartel violando as leis antimonopólio da UE desde 1984, mas só receberam multas para o período a partir de 1988. A comissão não multou pactos das siderúrgicas antes de 1988 devido à crise no setor.
A comissão afirmou que as multas foram fixadas de acordo com a gravidade e a duração da participação de cada empresa no cartel que fixava preços, dividia o mercado e trocava informações confidenciais em grande escala no mercado de vigas de aço dos 12 países da UE.
As sanções são divulgadas um dia depois de a comissão pedir aos representantes da indústria siderúrgica para proporem novos cortes na capacidade de produção, com o objetivo de superar a crise atual de oferta excedente.

Texto Anterior: Militar argentino critica julgamento italiano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.