São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reino Unido pesquisa o que o turista gosta

HUMBERTO SACCOMANDI
DE LONDRES

O governo britânico pesquisou o que os turistas estrangeiros mais gostam e do que eles mais reclamam no país. Os ônibus vermelhos de dois andares de Londres são imbatíveis para os visitantes que, porém, fazem muitas restrições à qualidade da comida. Isso consta do relatório "Orientações para o Turismo no Reino Unido 1993-1997", preparado pela British Tourist Authority.
O Reino Unido é o sexto país mais visitado no mundo. Em 1992, 18,5 milhões de turistas estiveram aqui e gastaram mais de US$ 11 bilhões no país. O relatório do BTA diz que até 1997 esse número pode chegar a 24 milhões (com arrecadação de mais de US$ 16 bilhões). Para isso, todavia, é preciso manter os itens preferidos pelos turistas e melhorar os serviços considerados ruins.
Entre os pontos positivos estão os monumentos, o campo, a cultura, os espetáculos, a boa qualidade das estradas (sem pedágio), a ausência de taxas para turistas, uma taxa de câmbio competitiva, lojas famosas e de prestígio (como a Harrods), o apelo universal de Londres e da língua inglesa, boa infra-estrutura para negócios e a realização de importantes eventos esportivos (como o torneio de tênis em Wimbledom). Os turistas apreciam ainda o fato de o Reino Unido reunir três países diferentes –Inglaterra, Escócia e Gales.
Os principais pontos "a serem melhorados" são: sistema ferroviário (é considerado confuso); ampliar o horário de venda de bebida em lojas e "pubs" (que fecham às 23h); adotar o mesmo horário de verão do resto da Europa (para ter mais horas de luz durante o dia) e retornar a troca diária da guarda no palácio de Buckingham.
"Em particular necessitamos de mais promoção no exterior para enfrentar a crescente competição internacional", afirmou Adele Biss, diretora do BTA. Segundo Biss, a qualidade da comida no Reino Unido melhorou consideravelmente, mas a imagem de pior cozinha da Europa permanece.
Ela adverte que o número de turistas poderá cair se o governo não mantiver o ônibus vermelho de dois andares. O relatório diz que muitos turistas vêm a Londres especialmente para ficar passeando pela cidade nesses ônibus.
Uma reclamação que está além da capacidade de intervenção do governo diz respeito ao clima. Os turistas reclamam que faz muito frio no país e que chove demais.

Texto Anterior: Agências têm 'tours' radicais nos EUA
Próximo Texto: Velhice pode ajudar país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.