São Paulo, sábado, 19 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campeãs do Carnaval no Rio e em SP desfilam hoje

DA REPORTAGEM LOCAL E DA SUCURSAL DO RIO

As cinco "melhores" escolas do Carnaval de São Paulo voltam a desfilar hoje no Sambódromo do Anhembi. O desfile começa às 17h e deve terminar por volta das 5h de amanhã. Ainda há ingressos à venda no portão 10 do Sambódromo, com preços de CR$ 1.500,00 a CR$ 4.000,00.
Entre 17h e 21h, estão previstas as apresentações de oito blocos. A Imperador do Ipiranga e a X-9 Paulistana, que no ano que vem integrarão o Grupo Especial, desfilam às 21h e 22h, respectivamente.
Em seguida, se apresentam a Leandro de Itaquera (5º lugar), Mocidade Alegre (4º lugar) e a Camisa Verde e Branco (3º lugar). A Gaviões da Fiel, vice-campeã, deve entrar na passarela depois das 2h. O desfile da campeãs termina com a apresentação da Rosas de Ouro, campeã do Carnaval de São Paulo.
No Rio, o desfile das campeãs será hoje à noite na Passarela do Samba. Contará com seis escolas do Grupo Especial e duas do Grupo 1, que prometem levar ao Sambódromo todos seus componentes e carros alegóricos. A novidade fica por conta do grupo folclórico italiano I Toponi (Os Ratos), da cidade de Cento, província de Ferrara, que se apresentará entre as escolas Vila Rica e Tradição.
O grupo, composto em sua maioria de turistas italianos em visita ao Brasil, desfilará com 380 integrantes e um carro alegórico, representando um barco com cinco bonecos vestidos de piratas. O enredo, "40 anos de pirataria", comemora as décadas do I Toponi e a vitória no Carnaval de Cento no ano passado. Nesta cidade, de 30 mil habitantes, os grupos saem sempre nos quatro domingos de fevereiro.
Arquibancadas e cadeiras estão sendo vendidas hoje, a partir de 15h, na Escola Calouste Gulbenkian, junto ao Sambódromo. O início do desfile está previsto para as 19h e as últimas escolas a se apresentarem serão Unidos do Viradouro (terceira colocada), Salgueiro (vice-campeã) e Imperatriz Leopoldinense (campeã).
Ontem, nos barracões foi dia de dar os últimos retoques nas alegorias e carros que sofreram avarias após o desfile. No Salgueiro, cuja diretoria está em desentendimento com a Liga das Escolas de Samba por causa do resultado da apuração, a projetista Lúcia Marco disse que os carros ficaram prontos à tarde e que o transporte para a Passarela do Samba começaria ontem à noite.
Ao lado, no barracão da Beija-flor, três engenheiros italianos acabavam de montar o carro alegórico do I Toponi, um imenso barco de 10 metros de comprimento, oito de largura e oito de altura. O engenheiro hidráulico Piergianni Lamborghini, 44, explicou que todos os bonecos - feitos em papier maché - são movimentados através de um compressor.

Texto Anterior: Condenado a 50 anos é preso ao roubar carro em SP
Próximo Texto: Joãosinho 30 já pensa em 95
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.