São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Facções disputam mercado de Tóquio

THAÍS OYAMA
DA ENVIADA ESPECIAL A TÓQUIO

Depois de uma trégua que durou mais de um ano, as duas principais facções da Yakuza no Japão voltaram a se enfrentar. A Yamaguchi-gumi (com cerca de 10 mil membros) e a Kyokuto-kai (aproximadamente 4.500) estão novamente em pé de guerra. A disputa desta vez é pelo mercado de Tóquio, historicamente dominado pela segunda quadrilha.
No ano passado, a polícia contabilizou 37 tiros disparados em brigas de quadrilhas Yakuza –um aumento cosiderável, levando-se em conta que em 1992 (ano em que entrou em vigor a nova lei contra o crime organizado no país) esse número foi de 17.
A área de domínio da Yamaguchi-gumi é a cidade de Osaka (região central). Em 1980, a organização tentou expandir seu território incluindo Hokkaido, a ilha mais setentrional do Japão.
Vestindo blazers brancos e camisas pólo pretas, quase 200 membros da Yamaguchi-gumi voaram para Sapporo, capital da ilha, a fim de inaugurar a filial da quadrilha. Foram recebidos no aeroporto por 800 integrantes de sindicatos rivais.
O embate só não ocorreu graças à intervenção de policiais da força antimotim. Os membros da Yamaguchi-gumi foram enviados de volta a Osaka no dia seguinte em vôo da All Nippon Airways. Todos no mesmo avião. (TO)

Texto Anterior: 'Traidor' tem que decepar um dedo
Próximo Texto: Mafioso vem a SP e distribui cartões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.