São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 1994
Próximo Texto | Índice

Empresas criam 'salário de equipe'

ADRIANA SALLES GOMES
DA REPORTAGEM LOCAL

As empresas brasileiras vêm revolucionando a remuneração de seus altos executivos e profissionais de vendas nos últimos quatro anos, transformando parte dos seus salários fixos em quantias que variam de acordo com os desempenhos individuais.
Mas agora surge uma revolução dentro da revolução. As empresas começam a estender o quinhão variável para empregados das áreas de apoio e de todos os escalões da empresa. O desempenho da equipe passa a ser tão ou mais valorizado que o individual. A ordem é não criar competição interna."A remuneração variável é o salário de equipe que não existia", diz Luiz Edmundo Prestes Rosa, 44, diretor de recursos humanos do Banco Nacional.
No Nacional, criou-se em 93 um plano de remuneração variável para caixas e recepcionistas e a idéia é fazer da agência uma única equipe. O Bamerindus, que distribuía os adicionais só por desempenho individual, está mudando o critério: 40% vão para um fundo comum dos funcionários da agência. O Citibank lançou seu programa em 93, já incluindo todos os funcionários. A Método Engenharia vai modificar o seu plano este ano para abraçar todo mundo. A empresa química Fosbrasil prepara-se para 95 ou 96.
Empresas de serviços, especialmente bancos, estão na frente nesse processo. Mas até companhias agrícolas, como a Holambra, estão acelerando seus programas. As fórmulas são distintas (veja quadro abaixo).
Em alguns casos, esse "salário"adicional substituirá até benefícios como planos de saúde ou carros, como estuda o banco Multiplic. Não se trata só de garantir uma estrutura de custos flexível ou de motivar o funcionário. "Em empresas com poucos níveis hierárquicos, diminuem muito as possibilidades de promoção de cargos e as chances de aumentar a renda fixa", diz Gilmar Caldeira, diretor da Incentive House, consultoria especializada em planos de incentivos.

Próximo Texto: Grupo divide decisões e lucros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.