São Paulo, terça-feira, 22 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas esperam queda nas vendas deste bimestre

DA REPORTAGEM LOCAL

As micros e pequenas empresas comerciais trabalham com expectativa de queda de vendas no primeiro bimestre de 94 em comparação com os últimos dois meses de 93. A 10ª Sondagem do Comércio Varejista, realizada pela Fundação Getúlio Vargas e Sebrae, divulgada ontem, mostra que 44% das empresas prevêem declínio de vendas do comércio em relação ao bimestre anterior, 36% acreditam em estabilidade e 20% em aumento.
Quanto a seus próprios negócios, os comerciantes também se mostram pessimistas: 45% acreditam que serão inferiores ao normalmente registrado no período, 43% prevêem vendas em níveis normais. Apenas 12% apostam em maiores negócios. O estudo ressalta que o início de 93 foi um período "atipicamente expansionista para o comércio, constituindo-se em base forte de comparação".
No bimestre anterior essas empresas registraram aumento de 10% em seus negócios.
A região Sudeste foi a única a registrar declínio de vendas: 15%. O Nordeste foi a região com melhor desempenho, com 25%.
A sondagem aponta, ainda, para uma redução de cerca de 9% no nível de emprego no primeiro bimestre do ano. A causa é a dispensa dos trabalhadores contratados temporariamente no final do ano.
A maioria dos empresários do comércio –84% do total– espera a aceleração de preços de seus produtos. A programação de compras para reposição de estoque é avaliada como normal para a época, apesar de diversas reservas terem acabado com as vendas de dezembro.
O estudo foi feito com 1.204 empresas. As micro e pequenas comerciais representam 98% dos estabelecimentos do setor e participam com cerca de 6% do PIB.

Texto Anterior: Aluguéis devem ser pagos em dois cheques, recomenda o Creci
Próximo Texto: Abamec quer alterações em balanço menor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.