São Paulo, terça-feira, 22 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barco naufraga com 40 refugiados haitianos

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Um barco com 40 refugiados haitianos que tentavam chegar a Miami, na Flórida (sudeste dos EUA), naufragou na madrugada de ontem a 5 km da costa das Bahamas, no mar do Caribe. Só três pessoas sobreviveram. A Guarda Costeira norte-americana afirmou que as outras foram atacadas e mortas por tubarões.
Embora se oponha ao regime militar do Haiti, o governo dos EUA proíbe a entrada no país de refugiados haitianos. Os barcos são interceptados pela Guarda Costeira e recebem ordem de voltar atrás. Organizações de defesa dos direitos humanos têm protestado contra o que o presidente haitiano no exílio, Jean-Bertrand Aristide, chamou de "Muro de Berlim flutuante". Refugiados cubanos são bem-vindos pelos EUA.
A maioria dos passageiros do barco naufragado era de crianças. A provável causa do acidente foi excesso de lotação a bordo. Não havia coletes salva-vidas na embarcação. A Guarda Costeira dos EUA ajudou na busca de sobreviventes e de corpos. (Carlos Eduardo Lins da Silva)

Texto Anterior: Governistas ameaçam 10 freiras no México
Próximo Texto: Londres liberaliza ato homossexual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.