São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancada recua e decide não votar revisão

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A bancada do PT no Congresso vai negociar, mas não vai votar matérias da revisão constitucional. Em nota distribuída ontem, os parlamentares "reiteram sua posição de discordância da Executiva Nacional" e afirmam que "é de inteira responsabilidade" da cúpula do partido a sua ausência nas votações. "Estamos jogando as responsabilidades nas costas da Executiva", afirmou o líder da PT na Câmara, deputado José Fortunati (RS).
Na semana passada, terminou em empate (8 a 8) a votação da Executiva que decidiria se a bancada poderia ou não participar da revisão. Com o resultado, a cúpula entendeu que o boicote ao Congresso revisor permaneceria. Apesar de a bancada criticar a Executiva, optou-se pela não-rebelião. "A bancada repudia a decisão, mas considera que um confronto de nada auxiliaria o processo", disse Fortunati. Mas ele não esconde a crise: "Há uma disputa, isso nós não vamos esconder."
As decisões foram tomadas em reunião da bancada ocorrida ontem à tarde. Por unanimidade, os parlamentares chegaram à conclusão que vão recorrer da deliberação da Executiva na reunião do Diretório Nacional marcada para os próximos dias 5 e 6 de março. Foi o próprio Diretório que primeiro proibiu a participação da bancada na revisão.
Dentro das negociações que a bancada pretende iniciar, está a uma agenda máxima da pontos da revisão. O partido não aceita nenhuma modificação em temas como monopólios da União e direitos sociais. Os parlamentares também defendem alterações no Regimento Interno da revisão –querem acabar com a votação em bloco de destaques. Além disso, eles são contrários à prorrogação dos trabalhos. Os partidos favoráveis à revisão defendem que ela termine em 31 de maio e não 15 de março.
Apesar da unanimidade nas decisões, muitos parlamentares defendiam posições diferentes antes da reunião. O deputado José Genoino (SP) considerava que a data de 15 de abril era satisfatória para o fim do Congresso revisor.

Texto Anterior: Lula recua e oferece apoio a José Dirceu
Próximo Texto: Vicentinho propõe plebiscito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.