São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Favela tem curso para atleta

DA SUCURSAL DO RIO

A favela da Mangueira, cenário da guerra dos traficantes pelos pontos de venda de drogas, tem desde 1989 uma vila olímpica responsável pelo treinamento e especialização de milhares de atletas. A vila é considerada pelo Juizado de Menores como uma experiência padrão no amparo e ressocialização de crianças faveladas.
Durante dois anos –abril de 91 a abril de 93– o Juizado não registrou sequer um caso de infração cometido por menores residentes na Mangueira.
Com o apoio da iniciativa privada, a vila olímpica mangueirense mescla aulas de diferentes atividades esportivas –atletismo, futebol e basquete, entre outras– com cursos profissionalizantes.
A criança recebe ainda assistência médica e, se quiser, é encaminhada ao mercado de trabalho. A equipe de atletismo da Mangueira é uma das mais premiadas no Brasil nesta década.
A vila olímpica funciona em um terreno de 11 mil metros quadrados na base do morro, a 100 m da sede da escola de samba. Na vila, o aluno-atleta dispõe de quadras, pistas de corrida, alojamento, vestuário, refeitório e oficina de atividades profissionais, como tecelagem e datilografia.

Texto Anterior: Guerra na Mangueira pára novela
Próximo Texto: Polícia faz operação para caçar líder de tráfico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.