São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD-ROM leva o Brasil para a tela do Mac

MARINA MORAES
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE NOVA YORK

O norte-americano nunca foi muito bom em geografia. Isso talvez garanta o sucesso do novo CD-ROM sobre o Brasil que, entre outras coisas, vai esclarecer de uma vez por todas que a capital do país não é Buenos Aires e que falamos português e não espanhol.
"Brazil: Uma Viagem Exótica" é um CD interativo que utiliza cenas de filmes, fotos, videoclips e elementos de animação gerados por computador para levar o usuário do computador, nesse caso terá que ser um Macintosh, a um longo e minucioso passeio pelo país. São cerca de dez horas ininterruptas de exploração para o estrangeiro mais ávido de informação sobre economia, história, geografia e cultura brasileira.
Mais de 200 símbolos gráficos foram criados para mostrar ao visitante desde uma vitória-régia na Amazônia até a comunidade italiana no bairro do Bexiga, em São Paulo. São cerca de 40 itens só no Rio de Janeiro que podem dar acesso na tela do computador aos principais pontos turísticos e atrações do lugar. Na Bahia, as pequenas ilustrações indicam onde estão as melhores praias para windsurf, onde fica o elevador Lacerda, onde comer um acarajé de confiança. Cada símbolo gráfico acionado traz para a tela toda uma onda de informações detalhadas sobre o assunto.
A viagem via CD-ROM pode ser feita com diferentes roteiros, dependendo de maior ou menor curiosidade do visitante. É possível sobrevoar o país e conhecer suas características gerais. Ou ser mais específico e percorrer as cinco regiões brasileiras descobrindo as diferentes populações, culturas, economia e até detalhes sobre a fauna e flora locais. Informações sobre parques nacionais e o clima da região também estão a mão.
Para quem quiser ir ainda mais fundo basta selecionar os Estados dentro das regiões e passear por eles recebendo do computador dados detalhados sobre os locais, inclusive sobre hotéis e restaurantes.
Essa viagem exótica pelo Brasil é o primeiro título que a 3D-ROM Multimedia lança no mercado. A empresa, sediada em Boston, é de três brasileiros que estarão apresentando o produto pela primeira vez no Intermedia Trade Show em São José, Califórnia, no mês que vem. O CD-ROM, que deverá custar cerca de US$ 50 nas lojas, é segundo seus criadores um guia turístico mais sofisticado, em que "o Brasil é mostrado ao mundo pelos próprios brasileiros".

Texto Anterior: Equipamentos são sensação
Próximo Texto: Microsoft compra empresa por US$ 130 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.